Topo

Olhar Olímpico

Vôlei de praia brasileiro começa mal a corrida para Tóquio

Demétrio Vecchioli

14/03/2019 18h52

Brasileiros Guto e Saymon são derrotados por dupla do Chile em Doha

A corrida olímpica para Tóquio-2020 no vôlei de praia brasileiro começou muito mal. Nesta quinta-feira (14), a etapa de Doha do Circuito Mundial chegou às quartas de final com todas as seis duplas brasileiras inscritas no torneio já eliminadas. Nenhuma ficou entre as oito melhores.

Depois de furarem o qualifying, Ricardo e Álvaro Filho ficaram em último lugar no grupo e nem passaram da primeira fase. Na repescagem, caíram as duas duplas brasileiras consideradas mais fortes: Alison e André (para um time do Qatar) e Evandro e Bruno Schmidt (para uma dupla canadense).

Já nas oitavas de final, mais duas derrotas: Guto e Saymon foram derrotados pelos primos chilenos Grimalt, enquanto Pedro Solberg e Vitor Felipe foram atropelados por uma dupla russa.

O resultado é preocupante. A etapa do Qatar, restrita aos homens, é a primeira que vale para a corrida olímpica do Brasil e, por isso, todas as duplas fizeram preparação específica. No mata-mata, os brasileiros fizeram quatro jogos e perderam todos, incluindo aí resultados negativos contra uma dupla catariana e outra do Chile, esta tradicional vítima dos brasileiros.

O Brasil tem os atuais campeões olímpicos (Alison e Bruno) e os atuais campeões mundiais (Evandro e André), mas fez um Circuito Mundial abaixo da crítica em 2018. Nos três eventos de nível Major, nenhuma dupla brasileira foi ao pódio. Atualmente, nenhuma dupla do país está entre as 10 melhores do ranking mundial.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.