Topo

Olhar Olímpico

Deputado ligado ao esporte escolar vai presidir Comissão do Esporte

Demétrio Vecchioli

14/03/2019 04h00

Fábio Mitidieri (divulgação/PSD)

O deputado Fábio Mitidieri, do PSD de Sergipe, foi indicado pelo partido dele para ser o presidente da Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados. Ele tomará posse nesta quinta-feira, quando acontece a reunião de instalação, na qual são eleitos os vice-presidentes e o próprio presidente, previamente escolhido na tradicional divisão das comissões feitas pelos partidos.

Mitidieri tem experiência na Comissão do Esporte, tendo sido vice-presidente dela nos últimos quatro anos. Durante toda a legislatura passada, foi ele um dos deputados mais atuantes na comissão, senão o mais atuante, presente na maioria das discussões. Foi de Mitidieri, por exemplo, a emenda que mais gerou repercussão à Medida Provisória 846, relativa à presença de atletas nas assembleias das confederações – ele queria mais do que os próprios atletas topavam e acabou derrotado.

O deputado é ligado ao esporte escolar, especialmente ao presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o ex-árbitro Antônio Hora Filho. Também na reunião em que ele será aclamado presidente serão apresentados os membros da comissão indicados pelos partidos. Atualmente só há, na Câmara, um ex-atleta de alto-rendimento: o ex-nadador olímpico Luis Lima. Ex-campeão mundial de judô, João Derly não se reelegeu.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.