Topo

Olhar Olímpico

Atletas pelo Brasil elege nova diretoria e foca no esporte educacional

Demétrio Vecchioli

13/03/2019 04h00

Assembleia da ONG Atletas pelo Brasil

A ONG Atletas pelo Brasil, principal entidade do terceiro setor nas discussões sobre o esporte no país, elegeu nesta terça-feira (12) uma nova diretoria. Depois de um mandato tampão, para ocupar vaga aberta pela saída de Raí – que trocou a ONG pelo São Paulo -, a ex-jogadora de basquete Magic Paula não vai permanecer na presidência, cadeira que inclusive deixa de existir.

A partir de agora, sem um diretor-presidente, todos os seis membros da diretoria atuam de forma horizontal no comando da ONG. São eles Aline Pellegrino (futebol), Ana Moser (vôlei), Arnaldo Oliveira (atletismo), Neco (tênis), Ricardo Vidal (atletismo) e William Machado (futebol).

"Como diretrizes de ação iremos voltar o foco para a aprovação do Plano Nacional do Esporte, com ênfase no esporte educacional, principal pauta que iremos defender", explicou, ao Olhar Olímpico, a agora ex-diretora-executiva da ONG, Louise Bezerra, que deixou o cargo ao fim do dia. Principal responsável pelo dia-a-dia da Atletas, ela está deixando o país por razões pessoais.

Há três semanas, Paula e Hortência, representando a Atletas, estiveram com o Secretário Nacional Especial de Esporte, general Marco Aurélio Vieira, e apresentaram as pautas da ONG, que liderou discussões importantes em Brasília nos últimos anos na área esportiva.

Durante a assembleia desta terça-feira, foram feitas alterações no estatuto, para aprimorar a governança, além de ter sido criado um Conselho Fiscal com membros independentes, especialistas em finanças e não associados. Fernando Portugal (rúgbi), Aline Pellegrino, Hugo Parisi (saltos ornamentais) e Isabel Swan (vela) participaram da assembleia pela primeira vez como novos associados.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.