Topo

Olhar Olímpico

Recordista do atletismo fica ilhada, perde carro e vê 2m de água em casa

Demétrio Vecchioli

11/03/2019 20h55

As irmãs Jailma e Jucilene Sales de Lima, dois dos principais nomes do atletismo brasileiro na última década, tiveram horas de pesadelo na noite de domingo e durante todo o dia desta segunda-feira (11). A casa delas, em São Bernardo do Campo (SP), ficou com mais de dois metros de água durante as enchentes que assolaram a região do ABC Paulista. Além disso, Jucilene, que é recordista brasileira do lançamento do dardo, perdeu seu carro – o CrossFox prata da foto acima.

A tragédia não poderia vir em pior hora. As duas paraibanas, que ajudaram a equipe da BM&F a conquistar diversos títulos brasileiros, estão desempregadas. Até estão federadas pela Orcampi, de Campinas, mas sem salários. "A gente está no ponto de interrogação", diz Jailma, especialista nas provas de 400m rasos e 400m com barreiras que defendeu o Brasil nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos.

No mês passado, ela sofreu uma lesão durante um treinamento, passou por exames, e descobriu que vai ter que operar o joelho. "Fui tentar ajuda no COB (Comitê Olímpico do Brasil), que não me ajudou. Não houve resposta positiva. Acho que a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) ou o comitê poderiam dar um respaldo. Tenho três Olimpíadas", cobra Jailma, de 32 anos.

Os momentos de desespero começaram por volta das 21 horas de domingo. Depois de mais de duas horas de chuvas fortes, ela e o cunhado, namorado de Jucilene, decidiram sair de casa para mover os carros para locais mais altos. Depois de estacionar o carro três quarteirões distante da casa que divide com Jucilene e outra irmã, não conseguiu voltar. A água já estava pela cintura.

Restou a ela voltar ao carro, onde ela acabou passando a noite, sempre em contato com as irmãs. Jucilene, que tem 28 anos, não teve a mesma sorte. O local onde o namorado estacionou o carro, que parecia seguro, também acabou tomado pela água. Ela ficou sabendo pelo celular, por fotos enviadas por Jailma, que a água havia invadido o veículo, que não tinha seguro. Perda total.

Na casa, a água chegou até a altura do teto do primeiro andar. Jucilene, a irmã Josilene e os respectivos namorados tiveram que subir para o segundo andar, dos quartos, que não foi atingido. O cachorro de estimação da família, Chay, por pouco não morreu. Ele caiu na escada e se afogou na água barrenta. Foi salvo por um dos donos, que se jogou na água e nadou atrás.

Enquanto isso, Jailma estava aflita no carro. "Eu não podia fazer nada. Como acabou a bateria dos celulares, eu estava sem poder ajudar e nem saber o que estava acontecendo", contou ao Olhar Olímpico. A Defesa Civil chegou pela manhã, mas o resgate só aconteceu por volta das 17 horas, porque foi dada prioridade para crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Agora, as duas irmãs pensam em como reconstruir tudo. No andar de baixo ficavam a sala e a cozinha da casa, que ainda estão debaixo d'água. Elas esperam a água baixar para checar se, de fato, como imaginado, perderam tudo. Quem quiser ajudar pode contactá-las pelo Instagram: @negaja (Jailma) e @negaju90 (Jucilene).

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.