Topo

Olhar Olímpico

CBDA rebate Cielo e diz ele não atingiu ranking para ser convocado

Demétrio Vecchioli

11/03/2019 18h51

Cesar Cielo (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) reagiu às críticas feitas por Cesar Cielo em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal O Globo. Ao diário carioca, o antigo campeão olímpico reclamou de não ter sido convocado para um camping do revezamento 4x100m livre em fevereiro e atacou a confederação. "A CBDA me aposentou, mas eu ainda não", afirmou, reclamando que não tem apoio financeiro nem da CBDA, nem do COB – nenhum atleta brasileiro tem esse tipo de apoio atualmente. 

Em nota, a confederação explicou que não convocou Cielo para o camping porque, segundo o ranking da Fina (Federação Internacional) de piscina longa de 2018, ele não consta entre os oito primeiros brasileiros dos 100m livre. "Os tempos de abertura de revezamento não valem para este ranking. Os critérios foram definidos em parceria pelo COB e pela CBDA", explicou a entidade.

Participaram do camping, no Parque Aquático Maria Lenk, os nadadores Pedro Spajari, Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Marco Antonio Ferreira Júnior, Bruno Fratus, Breno Correia, João de Lucca e André Calvelo. 

Este ano, Cielo já recusou uma convocação da CBDA. A federação internacional (Fina) criou uma nova liga de natação, restrita a campeões mundiais e olímpicos e recordistas. Cielo, Etiene Medeiros e Nicholas Santos têm direito a competir, o que fez a CBDA convocá-los. Ainda que a liga tenha a mais alta premiação da história da natação, Cielo recusou competir – Bruno Fratus deve ser chamado para o seu lugar.

Além disso, a reclamação de Cielo surpreendeu porque após participar do Troféu José Finkel, em São Paulo, em agosto, ele se despediu do público brasileiro e chegou a dizer que quem não o havia visto nadar não veria mais. Depois, ele foi ao Mundial de Piscina Curta em dezembro sem dizer com todas as letras que se aposentaria. Seu contrato com o Pinheiros se encerrou no fim do ano e desde então o ainda recordista mundial dos 50m e dos 100m livre está sem clube.

Na nota enviada à imprensa, a CBDA lembrou que Cielo "expressou de maneira veemente a veículos de imprensa que não disputaria as principais competições da CBDA em 2019 e que valem vaga para os Jogos Pan-Americanos e Campeonato Mundial" e que o planejamento do camping visou essas duas competições, pensando em Tóquio-2020. "A CBDA ressalta que, tão logo o atleta retorne às competições do calendário e consiga sua classificação, será muito bem-vindo às atividades da seleção brasileira", encerrou a confederação.

Na entrevista ao O Globo, e também em entrevista publicada pelo Estadão nesta segunda, Cielo explicou que está pagando um treinador (Regis Mencia, ex-técnico da base do Pinheiros) para treiná-lo no Centro Olímpico e que não irá disputar o Troféu Brasil, classificatório para o Mundial e para o Pan. Ele quer manter a forma para, no ano que vem, se sentir esse desejo, tentar vaga em Tóquio.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.