Topo

Olhar Olímpico

CBB e Liga encerram divergências e divulgam novo acordo

Demétrio Vecchioli

08/03/2019 15h30

Dois meses e meio depois de um racha que abalou a modalidade, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) voltaram a se entender. Nesta sexta-feira (8), as duas entidades divulgaram comunicado conjunto revelando terem chegado a acordo para sanar uma disputa por poder que vinha se arrastando desde o ano passado.

Relembre: NBB diz não temer CBB: 'Manda a Fiba falar que não posso fazer campeonato'

De acordo com a nota, o acordo foi selado em reunião no Rio de Janeiro, durante a realização da Copa Intercontinental, há três semanas. Ali, foram delimitadas as responsabilidades da CBB e da LNB, estabelecidas no Termo de Compromisso assinado por ambas as partes em 2009 e ampliado em setembro do ano passado.

Ficou acertado que o NBB, organizado pela Liga, é o "Campeonato Brasileiro de Basquetebol Adulto", enquanto que a competição nacional realizada pela CBB substituirá a Liga Ouro a partir de 2020 e será a divisão de acesso ao NBB.

Foi a partir desse ponto de divergência que começou o embate entre CBB e LNB, no ano passado. Era esse o combinado entre as duas partes, mas a CBB anunciou a realização de um "Campeonato Brasileiro", que começa neste sábado (9), sem especificar que na verdade tratava-se de um torneio que, este ano, tem peso de terceira divisão.

O fato incomodou a liga, que sentiu-se desprestigiada e respondeu anunciando que montaria um tribunal próprio, deixando de reconhecer o STJD da CBB, órgão que, por dificuldades operacionais, havia deixado cinco casos prescreverem no ano passado. Foi depois disso que a CBB soltou nota pública expondo os atritos e atacando a liga, em dezembro.

Na conversa no Rio, as duas partes combinaram que a CBB vai dar estrutura para o STJD, que volta a ser reconhecido como instância superior para julgar os processos derivados dos campeonatos realizados pela LNB. Em contrapartida, a liga oferece a garantia de que o campeonato da CBB servirá de acesso ao NBB – a liga tem essa prerrogativa.

"As duas entidades, cada uma dentro de suas responsabilidades, continuarão a envidar seus melhores esforços para o desenvolvimento do basquetebol nacional, trabalhando em conjunto com as federações estaduais e os clubes de todo o país", encerra a nota.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.