Topo

Olhar Olímpico

Conmebol reconhece preocupação com Venezuela, mas descarta mudar jogos

Demétrio Vecchioli

27/02/2019 10h42

Ditador venezuelano Nicolas Maduro (Reuters)

Fundada em 1960, a Conmebol nunca precisou lidar com conflitos bélicos entre os 10 países que a compõem. Esse risco nunca foi tão grande quanto agora, com países como Brasil e Colômbia, estimulados pelos Estados Unidos, pressionando o ditador venezuelano Nicolás Maduro a entregar o cargo. No fim de semana passado, falhou a tentativa desses três países de enviarem uma anunciada ajuda humanitária aos venezuelanos, o que resultou em mortes.

+ Principais estádios não poderão ser usados se Brasil receber Mundial Sub-17

Em entrevista exclusiva ao Olhar Olímpico, o secretário-geral da Conmebol, o peruano José Astigarraga, disse que a confederação sul-americana monitora de perto os acontecimentos e admitiu preocupação. "Estamos preocupados com a segurança. Estamos trabalhando muito perto com as autoridades locais para prevenir ao máximo que ocorra alguma coisa lá", afirmou ele.

Astigarraga, que veio ao Brasil para participar do anúncio do patrocínio da Mastercard à Copa América 2019 e à Copa Libertadores, porém, disse que por enquanto a Conmebol não pretende retirar jogos do território venezuelano, forçando equipe de lá a jogarem em campos neutros. "Hoje não [consideramos essa possibilidade]. Os clubes venezuelanos têm seu direito de jogar no seu país. Temos que estar atentos e monitorar o que acontecerá ao longo dos dias", disse o secretário-geral, reforçando que os clubes que disputam as competições sul-americanas têm logística de crise. "Eles já têm essa logística quando saem de seus países. Ele já viajam com seus alimentos."

O Cruzeiro é o único clube brasileiro que terá partida confirmada na Venezuela na primeira fase da Libertadores. O clube mineiro está no grupo do Deportivo Lara. A viagem à Venezuela, porém, está programada apenas para 23 de abril, daqui a quase dois meses. Também estão no Grupo B o Huracán (Argentina) e o Emelec (Equador).

O Atlético-MG, porém, também poderá jogar lá, caso consiga confirmar o favoritismo e eliminar o Defensor (Uruguai) na fase preliminar – venceu por 2 a 0 no jogo de ida. Se avançar, o Atlético cai no grupo do Zamora, contra quem jogaria na primeira semana de maio. também estão no Grupo E o Cerro Porteño (Paraguai) e Nacional (Uruguai).

Copa América 2020

Astigarraga evitou comentar os planos da Conmebol para a Copa América do ano que vem. Para equiparar seu calendário ao da Uefa, a confederação sul-americana vai realizar o torneio continental de novo em 2020, para a partir daí organizá-lo sempre simultaneamente à Euro. 

Na terça-feira (27), surgiu a informação de que os Estados Unidos, que receberam a Copa América Centenário, em 2016. "Não sei. Pelo que li as notícias, aparentemente enviaram uma proposta. Eu estou desde ontem (segunda) aqui (no Brasil). Isso vai diretamente para a diretoria de competições", disse o secretário-geral, ressaltando que a decisão será tomada pelo conselho da entidade, formada pelas 10 associações que a compõem.

Ele também confirmou que o Mundial Sub-17, retirado do Peru, deverá ser disputado no Brasil. Mas avaliou que ainda é cedo para falar em planos para a competição. "A Conmebol teve o pulso firme. Se não puder jogar no Peru, a competição deve ser jogada em um país Conmebol. É uma oportunidade ter aqui o Mundial Sub-17. Mas isso é muito novo, ocorreu na semana passada. Brasil está esperando a inspeção da Fifa", explicou. Nesta quarta-feira, o blog do Marcel Rizzo, do UOL Esporte, noticiou que os principais estádios do país não poderão ser utilizados.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.