Topo

Olhar Olímpico

Conflito entre Índia e Paquistão atrapalha sonho olímpico de Felipe Wu

Demétrio Vecchioli

21/02/2019 15h48

Felipe Wu (Rafael Bello/COB)

A Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (21) que a etapa de Nova Déli da Copa do Mundo de carabina e pistola não valerá vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição começa no sábado (23) e conta com a participação de sete dos principais atiradores brasileiros, entre eles o medalhista olímpico Felipe Wu, que viajaram em busca da classificação para Tóquio-2020.

+ Querátaro de Ronaldinho agora vê o fim de carreira de Cielo. Ou não
+ COI ousa ao propor break dance como esporte olímpico

A decisão de não permitir que a Copa do Mundo sirva como seletiva olímpica, prejudicando centenas de atiradores que já estão em Nova Déli, é uma resposta da ISSF ao governo da Índia, que não concedeu visto para dois atletas do Paquistão. Apoiando-se na carta olímpica, a federação internacional deu o recado: ou todos podem disputar as vagas olímpicas, ou ninguém pode.

A ISSF é presidida, desde dezembro, pelo bilionário russo Vladimir Lisin, que já esteve na lista das 50 pessoas mais ricas do mundo. Ele ocupa o espaço deixado pela aposentadoria do mexicano Olegario Vázquez Raña, que ficou quase 40 anos no poder.

"Os atletas paquistaneses não conseguiram visto para participar deste evento. Isso não é culpa da ISSF ou do comitê organizador. A Carta Olímpica diz que os atletas não devem ser discriminados. O Comitê Olímpico Internacional (COI) nos informou que a Copa não será incluída nas competições para as cotas olímpicas. Neste caso, as cotas serão distribuídas em outra Copa do Mundo. Ninguém pode ser discriminado e temos que seguir a decisão do COI como parte da família do COI", disse Lisin, durante evento de abertura da competição, de acordo com a ESPN norte-americana.

Os dois paquistaneses, da pistola de tiro rápido, são GM Bashir and Khalil Ahmed. Eles tiveram seus vistos negados pelo governo da Índia em meio às tensões em Pulwama. Na quinta-feira passada, um suicida paquistanês detonou um veículo cheio de explosivos contra um comboio da Força Central de Polícia de Reserva (CRPF) da Índia,  matando 42 de seus soldados, no pior ataque em três décadas de conflito.

O COI ainda não confirmou oficialmente se irá cancelar o papel de seletiva olímpico da Copa do Mundo em Nova Déli. O comitê, porém, tem precedentes. Em 2015, o Campeonato Asiático perdeu esse status depois que o Kuwait negou visto para um delegado israelense.

A participação de Felipe Wu na Copa do Mundo de Nova Déli era tratada como prioridade não apenas pela CBTE, como pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que não apenas bancou a viagem do medalhista olímpico à Índia, como financiou uma semana dele de treinamentos no Rio, entre 7 de 15 de fevereiro. Também foram inscritos Julio Almeida e Philipe Chateaubrian, da pistola de ar, Emerson Duarte, da pistola de tiro rápido, e Cassio Rippel, Luiz Guilherme Velozo e Leonardo Moreira, da carabina 3 posições.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.