Topo

Olhar Olímpico

Tribunal informa CBF sobre doping de jogador errado

Demétrio Vecchioli

14/02/2019 04h00

PH, jogador da Ferroviária (divulgação)

Na tarde da última sexta-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDAD) um comunicado: o jogador Caio Américo Costa havia sido suspenso por doping. Só havia um problema: Caio Américo Costa é um ginasta da equipe de São Bernardo do Campo. Os dados do documento eram de outra pessoa. Por sorte o Paulistão não foi parar no tapetão.

O jogador flagrado no exame é Philippe Guimarães, conhecido como PH, meia titular da Ferroviária no Paulistão. Ele testou positivo para dimetilamilamina, substância presente em descongestionantes nasais, durante exame feito em 29 de setembro do ano passado. Na ocasião, vestia a camisa 8 do Boa, time mineiro que naquele dia enfrentou o Criciúma pela Série B do Brasileirão.

Todas essas informações constam no documento recebido pela CBF, incluindo o número da amostra de urina colhida por PH. O nome do atleta, porém, foi trocado para Caio Américo Costa. Sem ter certeza que de tratava-se de fato de Philippe Guimarães, o departamento médico da CBF respondeu o TJDA no mesmo dia, sexta-feira, questionando quem havia sido pego no doping. Até a tarde de quarta-feira, não obteve resposta. 

Sem essa informação, a CBF não repassou a informação à Federação Paulista de Futebol (FPF), que por sua vez, sem saber do doping de PH, também não informou a Ferroviária. O clube só ficou sabendo do doping depois que o Olhar Olímpico entrou em contato questionando sobre a situação. A Ferroviária respondeu que estava tudo normal com seu atleta.

Titular do clube de Araraquara, PH coincidentemente ficou fora do duelo contra o São Bento na mesma sexta-feira (8). Não pelo doping, mas sim porque também estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em tese, jogaria normalmente contra o Palmeiras no próximo domingo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Especial de Esporte, órgão do Ministério da Cidadania, a notificação foi expedida pela secretaria do TJDAD e encaminhada para o endereço eletrônico dos advogados do atleta, meio indicado para esse fim pela defesa do jogador. Também foi oficiada, na mesma data, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), conforme determina o Código Brasileiro de Antidopagem.

Na última segunda-feira, a ABCD tornou pública a suspensão, atualizando lista de atletas suspensos provisoriamente publicada em seu site. Por enquanto, porém, não existe qualquer informação pública de que Caio Américo Costa, o ginasta confundido com PH, tenha recebido punição por doping.

Depois de Olhar Olímpico entrar em contato com a assessoria de imprensa do secretaria de Esporte para questionar sobre o erro, a pasta informou que o despacho enviado à CBF faz referência a Philippe Guimarães e que "apresenta um equívoco apenas no final". Também disse que o TJDAD já prestou à CBF os esclarecimentos solicitados.

Agora, a tendência é que, ao longo desta quinta-feira (14), as coisas sejam resolvidas para que PH não seja escalado contra o Palmeiras e não seja provocado um tapetão. A CBF, com a documentação correta em mãos, deve avisar a FPF, que por sua vez precisa comunicar a Ferroviária. PH fica em suspensão preventiva e entra na longa fila de atletas que aguardam julgamento no tribunal antidoping de Brasília.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.