Topo

Olhar Olímpico

'Falta de consideração' com câncer de nadadora pressiona governo japonês

Demétrio Vecchioli

14/02/2019 12h19

(Streeter Lecka/Getty Images/AFP)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzō Abe, vem recebendo pressão para exigir a renúncia do seu ministro da Olimpíada, Yoshitaka Sakurada. Na terça-feira (14), o responsável pela preparação japonesa para receber os Jogos de Tóquio-2020 deu uma declaração considerada infeliz sobre a nadadora Rikako Ikee, uma das estrelas do esporte local, que anunciou seu afastamento para tratar de uma leucemia.

"Ela é uma potencial medalhista de ouro, uma atleta em quem temos grandes expectativas. Estou muito desapontado. Quando uma pessoa lidera, ela pode impulsionar toda a equipe. Estou um pouco preocupado que este tipo de excitação possa diminuir", disse o ministro, de acordo com a agência de notícias Kyodo News.

Pegou mal no país o fato de o ministro mostrar preocupação com o desempenho olímpico da seleção japonesa de natação enquanto uma atleta precisa se afastar do esporte para se tratar de uma doença grave. Não demorou para que parte da opinião pública cobrasse a renúncia de Sakurada.

"Isso é terrível. É esse o tipo de comentário que membros do gabinete devem fazer? É simbólico com o caráter da administração Abe", comentou, ao Japan Time, o líder do Partido Democrático do Povo, Yuichiro Tamaki. Seu equivalente no Partido Constitucional Democrático, Yukio Edano, também reclamou: "Ele não demonstra empatia com alguém que está sofrendo com uma doença terrível".

Sakurada, porém, foi defendido por Abe. O primeiro-ministro argumentou que espera que ele "cumpra suas obrigações". Na quarta, o ministro da Olimpíada foi a público e pediu desculpas, admitido "falta de consideração" com Ikee e dizendo que torce por sua pronta recuperação.

Ikee é um dos grandes nomes do esporte olímpico japonês na atualidade, aos 18 anos. Na temporada passada, ela ganhou oito medalhas, sendo seis de ouro, nos Jogos Asiáticos, se tornando a primeira mulher a ser eleita MVP (atleta mais valiosa) da competição.  Ela é a atual bicampeã mundial júnior dos 50m e dos 100m borboleta e ganhou esta última prova no Pan-Pacífico do ano passado.

Depois de Ikee anunciar seu afastamento das piscinas por tempo indeterminado para tratar a doença, mais de 270 pessoas se cadastraram como doadoras de medula óssea no Japão na terça-feira, contra uma média diária de seis.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.