Topo

Olhar Olímpico

Deputado ligado aos direitos humanos será secretário de Esporte em SP

Demétrio Vecchioli

14/01/2019 12h34

Carlos Bezerra Jr (divulgação)

O prefeito Bruno Covas (PSDB) convidou e o deputado estadual Carlos Bezerra Jr (PSDB) aceitou ser o novo secretário de Esporte da cidade de São Paulo. Ligado aos direitos humanos, ele será a terceira pessoa a assumir o cargo em apenas dois anos de mandato, em substituição a João Farias (PRB). O PRB, porém, não ficará desguarnecido: já assumiu a secretaria de Habitação, além da secretaria estadual de Esporte. A informação foi noticiada pela CBN São Paulo e confirmada pelo blog.

+ Secretário de Esporte de Doria foi demitido da pasta por pedir "dízimo"
+ Esporte em São Paulo: PRB troca secretaria municipal por estadual

A troca, relacionada ao novo arranjo político do secretariado, desenhado por Bruno Covas desde o ano passado, indica também uma nova diretriz para a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SEME). Aliás, também é a terceira vez que essa diretriz muda em dois anos da dupla João Doria/Bruno Covas.

Quando Doria assumiu a prefeitura, no início de 2017, nomeou para a SEME o jornalista Jorge Damião, que foi diretor da TV Cultura e colaborador importante de campanha. Naquele momento, a prioridade era ampliar a frequência de prática esportiva no estado. Tanto que a ONG Atletas pelo Brasil indicou a secretária adjunta, Daniela Castro. A dupla, porém, foi desfeita ainda em 2017, quando Daniela e conselheiros se posicionaram contra a realização de uma série de eventos financiados por emendas de vereadores.

Damião balançou no cargo e só saiu pouco depois de Doria abandonar a prefeitura para se lançar candidato ao governo do Estado. Em junho, em um momento que negociava o apoio à candidatura Doria, retirando Celso Russomano da corrida, o PRB ganhou a secretaria e indicou João Farias, ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Araraquara e irmão do presidente do Água Santa, clube de Diadema que ganhou fama por sair da várzea para elite do futebol paulista.

A ligação com a várzea caracterizou a passagem de Farias pela secretaria. Entre suas ações de destaque estão o apoio à organização do Desafio ao Galo e a criação da Taça das Favelas. Entre as poucas obras que teve tempo de concluir em menos de sete meses, a principal delas é a revitalização da área de lazer sob o viaduto Julio de Mesquita Filho, na Bela Vista, próxima à praça 14 Bis. Mas seu principal legado é iniciar a reforma de 22 clubes municipais com recursos do Fundo Municipal de Esporte.

Agora, com Carlos Bezerra Jr, a prefeitura deve focar na associação entre o esporte e a área social. O deputado estadual do PSDB, que já aceitou o convite, tem atuação destacada em temas ligados aos direitos humanos. É dele a lei paulista contra o trabalho escravo, além de outras propostas, como a criação de um Comitê de Prevenção ao Homicídio na Adolescência. Na eleição do ano passado, concorreu a deputado federal, mas não conseguiu se eleger. 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.