Topo

Olhar Olímpico

Ana Paula recusa convite após gestão Doria confirmá-la em secretaria

Demétrio Vecchioli

04/12/2018 10h34

Com Fernanda Schimidt

A ex-jogadora de vôlei Ana Paula, medalhista olímpica que ganhou projeção nos últimos anos como influenciadora digital de direita, negou o convite para assumir a Secretaria de Lazer e Esporte da gestão João Doria no governo do Estado de São Paulo. Mais cedo, o Olhar Olímpico publicou, a partir da confirmação com membros da equipe de transição, que ela havia aceitado o convite, feito na segunda-feira, e teria seu nome anunciado oficialmente ainda nesta terça.

Confira o Especial do UOL Esporte com Ana Paula

Em contato com o UOL Esporte, porém, Ana Paula disse que rejeitou a proposta. "Ele (Doria) me sondou rindo, mas já sabendo da minha negativa. Queria mesmo algumas reuniões para debatermos ideias que funcionam nos Estados Unidos e aqui. Vou tentar ajudar no que puder, de lá, com essas ideias na base educacional", comentou a ex-jogadora.

Segundo ela, também participaram das reuniões o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que será secretário da Cultura no governo Doria. "Discutimos muitas ideias, porque algumas realidades são diferentes entre Brasil e Estados Unidos. Algumas ideias podem ser importadas diretamente, outras têm que ser adaptadas à nossa realidade, mas achei significativo a vontade deles de trazer o esporte para a base educacional da pirâmide, como acontece nos Estados Unidos."

Mais cedo, também o blog Poder SP, da Veja, informou que o nome da Ana Paula seria confirmado por Doria ainda nesta terça-feira (4). Todos os dias, ao meio-dia, a equipe de transição concede entrevista coletiva nos Jardins, região nobre da cidade. Mas entre as novidades apresentadas nesta tarde não estava a confirmação da ex-jogadora como secretária.

Bronze no vôlei de quadra na Olímpiada de Atlanta-1996, Ana Paula é mineira de Lavras e fez carreira principalmente no Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte. Depois, como jogadora de vôlei de praia, fixou residência no Rio de Janeiro. Encerrada a carreira, mudou-se para os Estados Unidos.

Depois de ganhar projeção no Twitter, como fiel defensora de ideias políticas de direita, Ana Paula foi convidada a ser blogueira do site do Estadão. Lá, recentemente defendeu que o governo federal acabe "com a farra das ONGs e de alguns parasitas e sanguessugas, eliminando os intermediários e garantindo que haja realmente incentivo ao esporte brasileiro de forma transparente".

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.