Topo

Olhar Olímpico

Campeão olímpico de curling é expulso de torneio por jogar bêbado

Demétrio Vecchioli

21/11/2018 16h35

Ryan Fry (Streeter Lecka/Getty Images)

Um dos mais famosos e importantes jogadores de curling do mundo, o campeão olímpico Ryan Fry foi desclassificado de um um torneio no Canadá, seu país natal, por se apresentar para competir bêbado. Ele ainda foi acusado de mau-comportamento, pelo que precisou se desculpar publicamente.

O curling, diferente de outros esportes coletivos, tem times fixos liderados por um capitão. Fry é o capitão de uma dessas equipes, que em 2014 representou o Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e conquistou a medalha de ouro.

No fim de semana, com três companheiros, chegou à final do torneio Red Deer Curling Classic, uma das etapas do circuito canadense – equivalente, para o curling, ao que a NBA é para o basquete. Mas tanto os rivais quanto os torcedores, de acordo com a imprensa canadense, perceberam que ele estava completamente bêbado.

 

"Eles entram na área de competição extremamente bêbados, quebrando vassouras e xingando. Um comportamento inaceitável, que ninguém quer ver, ouvir ou escutar. Houve algum dano no vestiário e outras equipes estavam reclamando sobre o material sendo chutado no vestiário", disse, à CBC Sports, o organizador do torneio, Wade Thurber.

Pelo Twitter, depois, Fy pediu desculpas. "Eu não desejo nada mais do que pedir desculpas a todos individualmente. Vou me esforçar para me tornar uma versão melhor de mim mesmo enquanto contribuo positivamente para o esporte e para a comunidade que eu tanto amo", escreveu.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.