Topo

Olhar Olímpico

Técnico acusado de tentar abusar de menor de idade é suspenso por 60 dias

Demétrio Vecchioli

31/10/2018 19h25

O técnico Mário Rodrigues de Araújo, que atuava como um dos responsáveis pela equipe de natação do Minas Brasília Tênis Clube, de Brasília, foi suspenso por 60 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da natação. Ele é acusado de tentar abusar sexualmente de uma de suas atletas durante uma competição e chegou a ser preso pela polícia.

O caso ocorreu no ano passado, durante uma competição juvenil fora do Distrito Federal. Mário, que acompanhava um grupo de atletas, teria chamado uma das nadadoras, menor de idade, para o seu quarto no hotel. Alegou, segundo a vítima, que precisava passar instruções.

Chegando no quarto, porém, a garota diz ter sido agarrada pelo treinador. Ela conseguiu reagir, sair do quarto, e pedir ajuda. Mário chegou a ser detido pela polícia, mas foi solto após o pagamento de fiança. De acordo com o GloboEsporte, a família chegou a abrir boletim de ocorrência, mas o caso teria sido arquivado na esfera criminal.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) também recebeu a denúncia, mas levou cerca de um ano para aplicar uma punição. Durante o inquérito, foi formada uma comissão independente, que teve como relator o advogado Flavio Bolson. Tal comissão pediu dois meses de suspensão ao treinador, o que foi homologado pelo STJD.

O blog tentou contatar o Minas Brasília Tênis Clube por telefone e por e-mail, mas não obteve resposta. Ao GloboEsporte, o clube informou que Mário Rodrigues de Araújo nunca fez parte do seu quadro de funcionários – ele trabalharia para uma academia que usa o registro federativo do clube. Também ao GloboEsporte, Mário negou as acusações e disse que irá recorrer. O blog não conseguiu contato com ele e deixa o espaço aberto para uma resposta.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.