Topo

Olhar Olímpico

Brasileiro Andrew Parsons é eleito membro do COI

Demétrio Vecchioli

09/10/2018 12h17

Andrew com o ídolo paraolímpico Daniel Dias, no pódio dos Jogos Paraolímpicos do Rio (Cleber Mendes/MPIX/CPB)

A assembleia geral do Comitê Olímpico Internacional (COI), reunida nesta terça-feira (9) em Buenos Aires, na Argentina, aprovou a inclusão de nove novos membros. Entre eles está um brasileiro: Andrew Parsons, que ganha o posto como representante do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC). Ele se junta ao ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman, que representa o COB.

São os membros do COI que escolhem o presidente da entidade – o alemão Thomas Bach tem mandato até 2019 e tende a se reeleger -, sendo também responsáveis por aprovar mudanças no estatuto da entidade e por escolher as sedes das próximas edições dos Jogos Olímpicos.

A cadeira ocupada por Parsons não é pessoal, mas do IPC, e será ocupada pelo brasileiro na condição de presidente do órgão internacional, equivalente ao COI no esporte paraolímpico. Ex-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Parsons chegou ao cargo máximo do IPC em setembro de 2017, um ano depois de ajudar a organizar a Rio-2016.

O COI tem 95 membros, além de um presidente honorário, 41 membros honorários e dois membros de honra. Além de Parsons, também foram eleitos de forma protocolar, nesta terça, mais cinco membros individuais e três representantes do movimento olímpico, sempre seguindo recomendação do Comitê Executivo. Outros três membros foram reeleitos.

Olimpíada na África

Pela primeira a África irá receber uma edição dos Jogos Olímpicos. Único candidato, o Senegal foi apontado como sede dos Jogos da Juventude de 2022. A competição será realizada em três cidades: a capital Dakar, uma nova cidade chamada Diamniadio, inaugurada no ano passado, e o resort litorâneo Saly.

Esta será a quarta edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão. O evento foi realizado pela primeira vez em Cingapura, em 2010, passou pela China em 2014 e está sendo disputado este ano em Buenos Aires.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.