Topo

Olhar Olímpico

Horas antes de começar, Governo de SP cancela os Jogos Escolares

Demétrio Vecchioli

23/08/2018 13h01

O governo do Estado de São Paulo adiou, por prazo indeterminado, a realização da etapa estadual dos Jogos Escolares. As delegações foram avisadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), por e-mail, às 17 horas de quarta-feira (23). O evento deveria começar na manhã desta quinta. Cerca de 10 mil crianças e adolescentes foram impactados.

Em e-mail enviado diretores e funcionários, a diretora da divisão de Esporte da secretaria explicou que as finais estaduais estavam sendo adiadas por conta da "não conclusão dos pregões", necessários para "atender com dignidade" a logística de deslocamento e alojamento das equipes. Os pregões de transporte de atletas estavam marcados para acontecer na quarta-feira, horas antes de as empresas ganhadoras colocarem seus veículos na rua para começarem a buscar os competidores. A competição faz parte do calendário anual da SELJ, de forma que sua realização já está programada desde o ano passado.

Quando a mensagem chegou da diretora, funcionários da secretaria já estavam nas duas cidades-sedes. Em Americana seriam realizadas as competições da categoria mirim (12 a 14 anos). Em Sertãozinho, da categoria infantil (15 a 17 anos). O cancelamento não apenas afeta os atletas que participariam da competição, mas também alunos da rede pública das duas cidades e de municípios vizinhos.

É que os atletas ficam alojados em escolas da região, que alteram seu calendário para poderem hospedar os competidores. Para receber a competição, Americana e a vizinha Santa Bárbara D'Oeste esvaziaram 16 escolas, dando férias aos alunos até 3 de setembro, um dia depois da data prevista para o encerramento dos Jogos Escolares.

A SELJ diz que pretende organizar a competição no começo de setembro, mas pessoas ligadas à organização não acreditam nessa possibilidade, uma vez que não há programação para que uma cidade de médio porte paralise sua atividade escolar por 10 dias, sem planejamento, para receber as competições.

Em nota, a SELJ disse que identificou "falhas e fraudes no processo licitatório na contratação do transporte dos atletas". "O secretário Cacá Camargo (PROS) prontamente assinou a exoneração de Michael Campos Cunha, funcionário nomeado na gestão passada, e que está envolvido nas irregularidades, e acionou a Procuradoria Geral do Estado", informou a secretaria.

"No sentido de dar maior transparência possível ao processo, e seguindo a Lei de Licitações, foi necessária a abertura de prazo de 6 dias úteis. Quando tudo for sanado e esclarecido, a licitação deverá ser homologada no final de agosto.
Certos de estarmos cumprindo a lei da forma mais transparente possível e seguindo a orientação jurídica, informamos que os Jogos Escolares de Americana acontecerão de 10 a 21 de setembro, e os de Sertãozinho serão no mesmo mês, em data a ser definida em conjunto com a Prefeitura", explicou a SELJ.

Recentemente o Olhar Olímpico mostrou outro indício de fraude na secretaria. Amigo pessoal de Cacá, o publicitário Gabriel Santacreu recebeu R$ 104 mil em sua conta bancária pelo aluguel do Ginásio do Ibirapuera. Apesar de admitir que a prática é irregular, Cacá não exonerou o amigo. Apenas mudou seu cargo dentro da secretaria.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.