Topo

Olhar Olímpico

ONG comandada por Magic Paula ganha cadeira no Conselho Nacional do Esporte

Demétrio Vecchioli

20/08/2018 14h43

Protagonista nas discussões mais importantes do esporte nos últimos anos, a ONG Atletas pelo Brasil agora é oficialmente parte integrante desses debates. Nesta segunda-feira (20), o Ministério do Esporte publicou portaria alterando a distribuição das cadeiras do Conselho Nacional do Esporte (CNE) e entregando uma delas a um representante da sociedade civil. O ministro Leandro Cruz já definiu que quem se sentará nela será um indicado pela Atletas do Brasil, hoje presidida pela ex-jogadora Magic Paula.

O CNE é um órgão consultivo do Ministério do Esporte e que tem ganhado maior importância nos últimos anos. Recentemente, por exemplo, o governo pôs em prática a legislação que exige do conselho a aprovação das contas anuais das entidades beneficiárias dos recursos das loterias federais.

Pela Lei Pelé, é o ministro do esporte que nomeia os 22 membros do CNE, em divisão determinada por portaria também do ministro. E foi essa portaria que foi publicada nesta segunda-feira, diminuindo de cinco para três os representantes do "esporte nacional" – os últimos indicados foram Jacqueline Silva (medalhista olímpica do vôlei de praia), Fabi Alvim (ex-líbero da seleção de vôlei), Carlos Gracie (mestre de jiu-jitsu), Edvaldo Valério (medalhista olímpico de natação) e Jair Ventura (técnico de futebol), mas o mandato deles venceu em julho.

Além da "sociedade civil", também as Confederações Nacionais do Desporto Escolar (CBDE) e Universitário (CBDU) ganharam uma única cadeira, à qual terão que dividir. Há a possibilidade de uma entidade ficar como titular e, a outra, como suplente. No caso da Atletas pelo Brasil, o suplente será um indicado da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).

As demais cadeiras continuam com o ministro, os secretários executivo, de alto-rendimento, de lazer e inclusão social, de futebol e de controle de dopagem do Ministério do Esporte (o que garante seis cadeiras a funcionários do ME), além de representantes das seguintes entidades: COB, CPB, CBF, Comissão Nacional de Atletas, Fórum Nacional de Secretários Estaduais, Conselho Federal de Educação Física, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Comissão Desportiva Militar Brasileira e Organização Nacional de Entidades Nacionais Dirigentes de Desporto, além de representantes dos secretários municipais e dos clubes sociais.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.