Topo

Olhar Olímpico

COB lança "selo" para que atletas possam usar aneis olímpicos

Demétrio Vecchioli

07/08/2018 14h03

(Wander Roberto/Inovafoto/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta terça-feira, em São Paulo, três selos que poderão ser usados, com limitações, por atletas, medalhistas e campeões olímpicos brasileiros. Isso torna possível que, pela primeira vez, esses atletas possam se associar aos aros olímpicos, uma marca registrada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), sem risco de implicações legais.

O veto ao uso dos aneis olímpicos é uma discussão antiga do movimento olímpico. No Brasil, é o COB quem tem a responsabilidade de controlar quem, quando e como os aneis podem ser exibidos. E impedia que atletas usassem o símbolo em suas redes sociais, por exemplo.

Agora, eles vão poder usar esse selo dentro de determinadas regras. Pelo que explicou o COB, o uso nas redes sociais é condicionado às regras de proteção às marcas do COI – ou seja, não pode ser associado a marcas que não são patrocinadoras olímpicas. "O uso comercial do selo, uma submarca da marca Time Brasil, não é autorizado e a aplicação em sites e perfis online deverá ser aprovada pelo departamento de marketing do COB", lembrou o comitê, em texto divulgado à imprensa.

No evento desta terça-feira, o COB distribuiu camisas com os selos a diversos medalhistas olímpicos, entre eles Thiago Pereira, Tiago Camilo, Aurélio Miguel, Tande, Sheilla, Virna, Arthur Zanetti e Sarah Menezes. Os selos têm pequenas variações, com o dos campeões olímpicos tendo a borda dourada. Em destaque, sempre, a marca do Time Brasil, como o COB chama as delegações que representam o país em eventos poliesportivos como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos.

"O lançamento deste selo possibilitará que os atletas, medalhistas e campeões olímpicos possam utilizar esse selo nas suas redes sociais. Eu sempre falo que participar dos Jogos Olímpicos é algo que diferencia o atleta", comentou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e também ele um campeão olímpico.

O evento, porém, foi muito mais do que o lançamento do selo. Baseado no Rio de Janeiro, o COB aproveitou o tema para convidar não só a imprensa, mas principalmente representantes de patrocinadores e de empresas com as quais o COB negocia ou pode vir a negociar patrocínios. Pensando nisso, fez apresentações para contar de suas ações focadas em três pilares: transparência, austeridade e meritocracia, e para explicar o planejamento esportivo para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.