Topo

Olhar Olímpico

Rússia volta a ficar em xeque após mais uma suspensão por doping

Demétrio Vecchioli

03/08/2018 16h57

(AP Photo/Matthias Schrader)

Às vésperas da competição mais importante da temporada no atletismo, o Campeonato Europeu, a Rússia volta a ter sua reputação manchada por uma suspensão por doping. Nesta sexta-feira (3), a entidade de controle de dopagem do atletismo, conhecida pela sigla AIU, anunciou a suspensão provisória de Danil Lysenko, campeão mundial indoor do salto em altura.

Lysenko seria um dos atletas russos a competir no Europeu como atleta neutro, exatamente como aconteceu no Mundial de Atletismo (quando foi prata, ano passado) e no título mundial indoor. Ou seja: ele só estava liberado para competir porque comprovou, para a federação internacional, a IAAF, que era um atleta limpo.

Nesta sexta-feira, porém, ele foi suspenso por infringir o o artigo 2.4 do código antidoping da IAAF, que faz referência à falta em três testes antidoping surpresa em um período de 12 meses. Isso acontece quando, em três oportunidades no período, o controle de dopagem vai ao local em que o atleta diz estar (preenchendo uma planilha online, conhecida como sistema ADAMS), mas não o encontra.

"Estou muito chateado. (A suspensão) diz respeito ao preenchimento do sistema ADAMS, por assim dizer, superficialmente. Foi negligência minha. Sempre passei todos os testes, tanto durante as competições como no período fora de competição, nunca corri de ninguém, não me escondi de ninguém", disse Lysenko, de apenas 21 anos, ao site da federação russa de atletismo.

Ainda que a suspensão não venha por um resultado analítico adverso (quando o exame aponta a presença de uma substância proibida), ela reforça o temor de que atletas russos possam estar competindo sem passar por um rigoroso processo de controle de dopagem, exatamente o que levou o país a ser suspenso do atletismo ainda em 2015.

A Rússia tenta limpar essa imagem. Nesta sexta, ao comentar a suspensão de Lysenko, o presidente da RusAF, Dmitry Shlyakhtin, pediu que os atletas do país assumam a responsabilidade de garantir que cumpram totalmente as regras sobre o doping, incluindo informações sobre o seu paradeiro. "Pelo momento que vivemos, todo atleta russo precisa ter maior cuidado, responsabilidade e precisão na implementação completa das regras antidoping", cobrou.

Lysenko é uma estrela em ascensão no atletismo. Em uma prova na qual os atletas chegam ao auge mais maduros, ele conquistou o título mundial indoor aos 20 anos, apenas, e começou a fazer frente ao catariano Mutas Barshim, segundo melhor saltador da história. Os dois dividem a liderança do ranking mundial com 2,40m. A marca o coloca como sétimo melhor de todos os tempos.

Ele vinha sendo apontado como sucessor de Ivan Ukhov, quinto do ranking histórico e campeão olímpico em Londres. Desde 2014, porém, Ukhov tem tido resultados muito abaixo do que está acostumado. Há duas semanas, a AIU anunciou que ele está sendo acusado de doping, em processo que será julgado pela Corte Arbitral do Esporte. O caso dele é um dos 13, todos de atletas russos, baseados em evidências descobertas durante a pesquisa do investigador da Agência Mundial Anti-Doping, Richard McLaren, sobre um amplo sistema de doping e acobertamento na Rússia.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.