Topo

Olhar Olímpico

Ygor obtém vitória histórica e está entre os 16 no Mundial de Badminton

Demétrio Vecchioli

01/08/2018 10h42

Ygor Coelho (reprodução/Instagram)

O carioca Ygor Coelho obteve, nesta quarta-feira (1), na China, a vitória mais importante da história do badminton brasileiro. Responsável pela primeira vitória da história do país nos Mundiais da modalidade, no ano passado, desta vez ele já está na terceira rodada da competição, depois de uma vitória sobre um dos principais jogadores da atualidade, o indiano H.S. Prannoy, número 11 do ranking mundial.

Ygor, que tem só 21 anos e disputou a Olimpíada do Rio, chegou ao Mundial contestado, porque faz temporada muito ruim no Circuito Mundial. Número 39 do ranking, porém, ele já venceu dois adversários mais qualificados que ele em Naning. Primeiro, venceu Wing Ki Vincent Wong, de Hong Kong, 22º do mundo. Agora, recuperou-se de um início ruim para virar sobre Prannoy, com 8/21, 21/16 e 21/15.

Para se medir o tamanho do feito de Ygor deve-se considerar que, até o ano passado, nunca um brasileiro havia ganhado uma partida de Mundial. Raras, inclusive, eram as participações neste campeonato e em torneios de primeiro nível, nos quais Ygor têm conseguido vaga desde o ano passado, para perder sempre na estreia.

Agora, porém, o brasileiro  já está entre os 16 primeiros da principal competição da temporada, depois de duas vitórias seguidas. Na próxima fase, nas oitavas de final, Ygor enfrenta Tien Chen Chou, de Taiwan, quinto do ranking mundial.  O duelo será na próxima madrugada.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.