Topo

Olhar Olímpico

COB contrata presidente de Tribunal Antidoping, que tem novo comando

Demétrio Vecchioli

30/07/2018 16h30

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta segunda-feira (30) a contratação de mais dois diretores. Além de Manoela Penna, que assume a área de comunicação e marketing, Luciano Hostins chega para comandar a diretoria jurídica. Com isso, Paulo Wanderley termina de ocupar as cadeiras de comando da entidade, subordinadas a ele. Antes, haviam sido nomeados Rogério Sampaio (diretor-geral), Jorge Bichara (esportes), e Vitório Moraes (administrativo e financeiro).

Conheça a nova diretora de comunicação do COB

Natural de Florianópolis, Luciano Hostins foi o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA) até a última terça-feira, quando foi realizada eleição para substituí-lo. A jovem advogada Tatiana Mesquita Nunes, proveniente da Advocacia-Geral da União, foi eleita presidente, enquanto o major Guilherme Faria da Silva, da Comissão Desportiva Militar Brasileira, foi eleito vice-presidente.

Agora responsável pela área jurídica do COB, Hostins tem 46 anos e foi procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na área, foi membro do Comitê Disciplinar da União Ciclística Internacional (UCI) e atualmente é conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) e membro da Academia Nacional de Direito Desportivo.

Já Tatiana Nunes, nova presidente do TJDA, gradou-se em direito pela USP e fez mestrado em Gestão de Seguridade Social, na Espanha. Ela também é membro do IBDD.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.