Topo

Olhar Olímpico

Brasileiro vence etapa do Copa do Mundo de Mountain Bike pela 1ª vez

Demétrio Vecchioli

13/07/2018 14h51

Henrique Avancini vence em Andorra (divulgação)

A semana está sendo histórica para o ciclismo brasileiro, e graças a Henrique Avancini. Nesta sexta-feira, ele se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike ao vencer em Andorra, pequeno país europeus.

Na segunda-feira, Avancini já havia dado mais um passo para a história do ciclismo brasileiro ao assumir o segundo lugar do ranking mundial do MTB, modalidade dominada por europeus. Até ele surgir, o Brasil não tinha resultados sequer no Top 10.

Agora, o ciclista de 29 anos tem um lugar cada vez mais recorrente entre os melhores do mundo. Foi quarto no Mundial do ano passado e, na etapa do fim de semana passado da Copa do Mundo, na Itália, também ficou em quarto, subindo ao pódio pela primeira vez na Copa do Mundo.

Desta vez, em Andorra, a etapa foi na distância "short track", de apenas 20 minutos. Entre outros, deixou pra atrás o suíço Nino Schurter, indiscutivelmente o melhor do mundo na atualidade, que venceu cinco das últimas sete etapas da Copa do Mundo. Nesta sexta ele foi quarto colocado. No domingo acontece a prova de cross-country, mais longa, na distância olímpica.

No MTB é a modalidade olímpica na qual o ranking é mais relevante para o resultado final de uma prova. É que a ordem de largada é definida por este ranking. Assim, a partir de agora, Avancini é no máximo o segundo a largar (se Schurter também estiver inscrito), restando a quem vem de trás sair da trilha para tentar ultrapassá-lo.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.