Topo

Olhar Olímpico

Clubes falam em 204 campeonatos de base cancelados após MP das loterias

Demétrio Vecchioli

19/06/2018 20h13

Ministro Leandro Cruz recebe a insígnia da Ordem do Rio Branco das mãos do presidente Michel Temer (Agência Brasil)

Corinthians, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Pinheiros e Paulistano estão entre os clubes que assinam uma "nota conjunta de repúdio", crítica à Medida Provisória 841, editada na semana passada pelo governo federal. As entidades são ligadas ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que perdeu toda sua parcela de recursos das loterias, que correspondeu a cerca de R$ 66 milhões no ano passado.

O CBC é, na formação de atletas, o equivalente ao que o COB é no alto-rendimento. Junto com o CPB, eles estão na mesma linha da hierarquia organizacional do esporte brasileiro. Com a diferença que o CPB e o COB descentralizam recursos para confederações e o CBC para clubes.

Nos últimos anos, o CBC abriu editais nos quais os clubes apresentavam projetos, a partir de diretrizes pré-definidas, para receber os recursos. No mais recente desses editais, o sétimo, feito em parceria com as confederações, dividiu responsabilidades sobre a realização de campeonatos de base até 2020.

Agora, os clubes alegam que, com o CBC deixando de receber qualquer verba pública, não há mais como organizar essas competições.  "Sem a MP 841/2018, havia a previsão de apoio a realização de 263 Campeonatos Brasileiros até 2020, atingindo em torno de 90 mil beneficiados. A partir de agora, mantida a MP e sem o apoio do CBC, 204 campeonatos serão cancelados, inviabilizando a política de formação de atletas no Brasil", afirmam os clubes.

Mas esse é só um dos editais cujos projetos continuavam em execução. Outro era referente à estruturação de equipes de base, com contratação de profissionais de equipe multidisciplinar. Sem esse recurso, a tendência é que as equipes sejam encerradas.

"Milhares de atletas serão dispensados e haverá o encerramento de atividades esportivas em diversos clubes", dizem os clubes, que continuam: "Equipes técnicas e multidisciplinares contratadas pelos clubes formadores a partir do apoio dos recursos financeiros poderão ficar sem emprego. São centenas de técnicos, auxiliares, preparadores físicos e fisioterapeutas, um verdadeiro efeito dominó em toda a cadeia produtiva do esporte", explicam.

A MP precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para não caducar. Até lá o CBC continua sem recursos. Hoje, porém, a tendência é que quando passar pelo Congresso, a MP seja alterada de forma a devolver ao comitê sua fatia da arrecadação das loterias, com a possibilidade real, inclusive, de que a verba seja ampliada.

É que antes da MP ser editada, a Câmara já discutia um projeto para alterar a distribuição desses recursos, com a tendência de ampliação da verba para o CBC.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.