Topo

Olhar Olímpico

Destaque na Liga de Desenvolvimento da NBA, Scott Machado volta à seleção

Demétrio Vecchioli

11/06/2018 16h51

Scott Machado (divulgação)

Aos 28 anos, Scott Machado está de volta à seleção brasileira de basquete. Destaque na NCAA, a liga universitária norte-americana, e draftado pelo Houston Rockets em 2012, o armador decepcionou na NBA. Nesta temporada, porém, passou a brilhar com a camisa do South Bay Lakers, time satélite do Los Angeles Lakers na Liga de Desenvolvimento da NBA, e ganhou uma chance com o técnico Alexsandar Petrovic.

O croata divulgou nesta segunda-feira (11) a convocação do Brasil para os jogos contra a Venezuela, dia 29 de junho, em Caracas, e para enfrentar a Colômbia, em 2 de julho, em Medellín, ambos pelas Eliminatórias do Mundial do ano que vem. O primeiro jogo vale a liderança do Grupo B.

Além de Scott, também foram convocados os armadores Marcelinho Huertas, Rafa Luz e Yago. Para as alas foram chamados Benite, Léo Meindl, Jhonatan, Jimmy, Gui Bento e Lucas Dias. Já os pivôs são Cipolini, Renan Lenz, Hettsheimeir, Anderson Varejão e Cristiano Felício.

A lista para esses dois jogos era a mais aguardada das Eliminatórias porque, pela primeira vez desde que assumiu o comando da equipe, Petrivic pôde convocar atletas que atuam na NBA. O treinador, porém, só chegou Felício, do Chicago Bulls, deixando de fora Raulzinho (Utah Jazz), Bruno Caboclo e Lucas Bebê (Toronto Raptors). Dos Estados Unidos, só convocou Felício e Scott, que marcou 15,9 pontos em média por partida na G-League.

O treinador optou por dar oportunidade a jovens destaques do NBB10, como o ala Jimmy, recém-contratado pelo Franca depois de se destacar pelo Franca, os campeões Yago e Jonathan, além de Cipolini, Lucas Dias e Léo Meindl, de Franca, e Renan Lenz e Hettsheimeir, do Bauru.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.