Topo

Olhar Olímpico

Pelé depõe na Lava Jato e nega a Bretas que tenha visto compra de votos

Demétrio Vecchioli

05/06/2018 18h15

Pelé e Nuzman, em evento da candidatura (Foto: Jorge Araújo/Folha Imagem)

Pelé enfim prestou depoimento como testemunha arrolada pela defesa do ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman. Nesta terça-feira, o Rei do Futebol foi interrogado pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, por meio de uma vídeo-conferência de 32 minutos, diretamente de sua casa em Santos. Ao longo do mês passado, em duas oportunidades Pelé adiou o depoimento, alegando questões de saúde.

A oitiva de Pelé, 24ª testemunha do processo originário da Operação Unfair Play, desdobramento da Lava-Jato no Rio, foi solicitada pela defesa de Nuzman porque, em 2009, o ex-jogador foi embaixador da campanha do Rio para ser escolhido com sede da Olimpíada de 2016. O Rei do Futebol fez diversas viagens acompanhando Nuzman e outros embaixadores e inclusive participou de encontros com Lamine Diack, senegalês que, de acordo com a acusação, teria recebido propina para votar no Rio.

A Bretas, Pelé – tratado pelo juiz inicialmente como "senhor Edson"  e depois como "senhor Pelé" – confirmou ter se encontrado com Diack em evento na África, mas negou que tenha ouvido qualquer menção a uma suposta compra de votos. "Essa conversa aí deve ter sido em particular. Nunca ouvi isso", disse o craque, depois de afirmar que não lembrava de ter estado na Nigéria, o que foi amplamente divulgado à época, em julho de 2009. Ele disse que se lembrava do encontro ter sido no Senegal.

De forma geral, as informações de Pelé foram muito pouco precisas. O ex-jogador se confundiu diversas vezes com datas, misturando fatos recentes com antigos. Sobre a campanha pelo Rio, citou por exemplo, um evento com os cantores Marisa Monte e Seu Jorge – mas isso aconteceu três anos depois da eleição, em 2012, durante a Olimpíada de Londres.

"Os depoimentos hoje prestados foram bastante firmes no sentido de atestar a dedicação, a correção e o empenho de Carlos Arthur Nuzman em tornar realidade o que seria um sonho. Cada vez mais a acusação se enfraquece com a contundência da prova francamente favorável à defesa", disseram, em nota, os advogados Nelio Machado e João Francisco, que defendem Nuzman.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.