Topo

Olhar Olímpico

Ana Cláudia Lemos sofre lesão grave e só volta ao atletismo no ano que vem

Demétrio Vecchioli

05/06/2018 20h43

Uma das principais velocistas do país, Ana Cláudia Lemos está fora da temporada 2018. A corredora do Pinheiros sofreu uma lesão grave durante um treino na semana passada e será submetida a procedimento cirúrgico no próximo fim de semana. Com isso, ela só deverá voltar a treinar no começo do ano que vem, já pensando nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) e no Mundial de Atletismo.

Ana Cláudia sofreu a rotura completa do tendão de Aquiles no último dia 30 de maio e será operada no fim de semana, pelo ortopedista Carlos Tadeu Moreno, que é o coordenador médico do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. O procedimento acontecerá após ele voltar dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, onde atua com médico da delegação brasileira.

Atleta do Pinheiros, Ana Cláudia ainda não havia estreado na temporada 2018, que começou a ganhar força no mês passado e vai até setembro, quando acontece o Troféu Brasil. Em 2017, atrapalhada por uma lesão que atrapalhou seus treinos no começo do ano, ela foi a terceira do ranking nacional dos 100m e ajudou o Brasil a ficar em sétimo no revezamento 4x100m livre no Mundial.

Brose também opera

Outro atleta brasileiro de destaque que vai ficar um tempo afastado das competições é Douglas Brose. O carateca, líder do ranking mundial da categoria até 60kg, também sofreu lesão tendão calcâneo, lutando nos Jogos Sul-Americanos.

Operado em São Paulo pelo médico Fernando Cepolina Raduan, na semana passada, ele espera voltar logo aos treinos "A cirurgia foi um sucesso e a partir de agora se inicia um trabalho intenso de recuperação. Acredito que em algumas semanas eu já deva estar retornando aos treinos leves", disse, via assessoria de imprensa.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.