Topo

Olhar Olímpico

Finalista do Mundial de Natação, Henrique Martins é pego no doping

Demétrio Vecchioli

14/05/2018 19h07

(Satiro Sodré/SSPress)

Finalista do Mundial de Natação do ano passado nos 50 metros borboleta e uma das esperanças da natação brasileira para Tóquio-2020, Henrique Martins é o terceiro atleta da seleção brasileira a ser pego no doping apenas neste ciclo olímpico. Antes dele, Henrique Rodrigues, campeão do Pan-2015 nos 200m borboleta, e Thiago Simon, medalhista na mesma competição nos 200m peito, também haviam sido suspensos.

O doping de Henrique Martins foi noticiado no começo da noite pelo "Blog do Coach" Alex Pussieldi, comentarista do SporTV, e confirmado pelo Olhar Olímpico. O nadador do Minas Tênis Clube já contratou o advogado Marcelo Franklin, especialista em doping.

O resultado ocorreu durante um exame surpresa realizado pela Federação Internacional de Natação (Fina), no dia 27 de março passado, em Belo Horizonte. Cabe à Fina julgá-lo e não ao tribunal antidoping brasileiro. Ele já foi notificado, mas ainda não há definição se haverá a abertura da amostra B, o que não configura, na prática, um resultado analítico adverso.

Henrique, de 26 anos, colocou-se em suspensão voluntária, o que significa que caso ele venha a ser suspenso, a punição é retroativa. Assim, ele não deverá participar do Campeonato Sul-Americano, para o qual estava convocado.

Ele ganhou projeção depois de uma boa participação na Universíade de 2015, quando ganhou os 100m livre e os 50m borboleta. Em 2016, ele fez parte do time olímpico brasileiro, mas não conseguiu avançar à semifinal dos 100m borboleta. No Mundial de Budapeste, ano passado, foi sexto nos 50m borboleta e parou em 11º lugar na semifinal dos 100m borboleta.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.