Topo

Olhar Olímpico

Almir começa temporada com 3ª melhor marca brasileira na história do triplo

Demétrio Vecchioli

14/05/2018 12h50

Almir Júnior salta apra a prata no Mundial (Stephen Pond/Getty Images for IAAF)

A temporada a céu aberto começou muito boa para Almir Cunha dos Santos. Medalhista de prata no Mundial Indoor de Atletismo no começo de maio, na Inglaterra, ele competiu no sábado em Guadalupe, no Caribe, e venceu com a marca de 17,53m. O resultado já o coloca como terceiro melhor brasileiro da história da prova, à frente inclusive de nomes histórico, como Nelson Prudêncio, que chegou a ser recordista mundial quando ganhou a prata nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968.

Essa foi a primeira vez que Almir quebrou a barreira de 17 metros saltando em ambiente ao ar livre. Saltador em altura até 2016, ele passou por lesões no ano passado, quando iniciou a transição para o triplo, mas fechou o ano na liderança do ranking nacional com 16,92m, resultado feito já em dezembro – o que, para efeitos práticos, já conta como temporada 2018.

Evoluindo prova a prova, ele marcou 17,41m no Mundial Indoor, quando saltou para ficar com a medalha de prata. O resultado o deixou em segundo lugar no ranking mundial em ambiente fechado. A partir dali, o atleta da Sogipa começou a treinar para a temporada outdoor, usando as duas primeiras competições para treino. Em ambas, fez uma corrida mais curta.

Em Guadalupe, enfim um salto para valer. E um salto histórico. Com 17,53, ele deixou para trás o cubano naturalizado português Pedro Pichardo e o norte-americano Will Claye, ambos com 17,40m. Pichardo é o atual líder do ranking mundial e Claye foi o campeão mundial indoor. Eles são respectivamente o quarto e o nono do ranking de todos os tempos.

Na história, só Jadel Gregório, que tem 17,90m, e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que tem 17,89m, saltaram mais longe que Almir. No mundo, Almir já é o 57º do ranking de todos os tempos. Isso após apenas a sua primeira prova completa.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.