Topo

Olhar Olímpico

Tribunal suspende Diogo Vitor por doping de derivado da cocaína

Demétrio Vecchioli

08/05/2018 16h29

Uma das revelações da nova geração de Garotos da Vila, o atacante Diogo Vitor agora está suspenso provisoriamente depois de ter sido flagrado em exame antidoping por um derivado da cocaína. O nome do jogador aparece pela primeira vez na lista publicada semanalmente pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que hoje é a entidade responsável também pelas punições por doping.

No último dia 26, o Santos revelou que Diogo Vitor havia testado positivo para substância proibida após o jogo contra o Botafogo-SP, dia 21 de março, pelo Campeonato Paulista. Naquele momento, o Santos informava que o jogador estava "preventivamente suspenso de suas atividades como jogador profissional do clube".

Agora, porém, a suspensão aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA) impede o jogador de atuar até que o caso seja levado a julgamento por uma das turmas do tribunal, que recentemente sofreu um baque: um dos procuradores foi detido por supostamente estar portando cocaína. Na Baixada Santista, o clube estuda inclusive um plano de reabilitação para Diogo Vitor, como revelou o UOL.

Além de Diogo Vitor, outros três jogadores aparecem pela primeira vez na lista de suspensos pela ABCD, que atualizou a relação nesta tarde. Um deles também está suspenso provisoriamente após ser flagrado com o mesmo derivado da cocaína: o zagueiro Adalberto, que testou positivo durante o Paulistão, pelo Linense, e hoje defende o Botafogo da Paraíba.

O outro jogador suspenso é o atacante Lincom (Orlando Francisco Pires Júnior), que fez carreira pelo Bragantino e chegou a jogar pelo Corinthians. Ele testou positivo para Androsterone e precursores quando defendia o Santo André. Depois disso ele foi contratado para defender o Vila Nova na Série B.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.