Topo

Olhar Olímpico

Técnico da seleção canadense de taekwondo é mais um acusado de abuso sexual

Demétrio Vecchioli

04/05/2018 16h49

Shin Wook Lim, 44, of Woodbridge, is charged with 13 offences related to allegations he sexual assaulted a teenage student.

A divulgação de casos de abuso sexual parece ter motivado novas denúncias. Esta semana, a Polícia de Toronto prendeu Shin Wook Lim após ele ser acusado de um total de 13 crimes de abuso sexual. A denúncia foi feita por uma atleta menor de idade que relatou ter sido vítima dele reiteradas vezes entre 2015 e 2017. No meio deste período, ele foi um dos técnicos da equipe do Canadá na Olimpíada do Rio.

A federação canadense, conhecida como Taekwondo Canadá, disse estar ciente das acusações contra Lim e afirmou que "cooperará plenamente" com as autoridades durante a investigação. "A Taekwondo Canada não tolera abuso sexual ou má conduta e garante que o lidará com esta questão extremamente séria com um objetivo muito claro:  proteger nossos atletas e a integridade de nosso esporte", disse a entidade, por meio de comunicado, informando o afastamento do treinador

De acordo com a polícia de Toronto, ele foi acusado seis vezes por abuso sexual e outras cinco por exploração sexual. Respondendo em liberdade, deverá comparecer ao tribunal no dia 13 de junho.

Além de ter trabalhando em duas Olimpíadas com a seleção canadense, Lim também foi o técnico do Canadá em duas seletivas para os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010 e 2014, quando trabalhou diretamente com adolescentes. Seu cargo é como técnico da equipe do Black Belt World, em Toronto, que já anunciou seu desligamento.

No mês passado, um ex-técnico da equipe norte-americana de taekwondo, Jean Lopez, foi declarado inelegível para o esporte olímpico nos Estados Unidos depois de ter sido considerado culpado de duas acusações de má conduta sexual, incluindo uma envolvendo um menor.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.