Topo

Olhar Olímpico

#Olimpílulas: Avancini assume 4º lugar no ranking mundial do mountain bike

Demétrio Vecchioli

02/05/2018 20h20

Resultado de imagem para henrique avancini

Ao mesmo tempo em que o ciclismo brasileiro vive uma crise de credibilidade, com constantes casos de doping, também o momento esportivo é histórico. Nesta quarta-feira, a nova atualização do ranking mundial do moutain bike mostra o brasileiro Henrique Avancini no quarto lugar da lista. A posição é a melhor já alcançada por um brasileiro.

O feito de Avancini é impressionante para uma atleta sul-americano. Basta ver que, exceto ele, todos os 24 primeiros do ranking mundial são europeus ou representantes da Oceania. Além do brasileiro, nas cinco primeiras posições, há um suíço (Nino Schurter, líder) e outros três franceses. Campeão pan-americano, Luiz Henrique Cocuzzi é o 35º – por países, ranking que determina as vagas olímpicas, o Brasil é oitavo.

Entre as mulheres, Raiza Goulão também é a melhor não-européia, na nona colocação. No BMX, Priscila Carnaval aparece em oitavo.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.