Topo

Olhar Olímpico

Fratus faz 2º tempo do mundo e da vida nos 50m livre; Cielo é bronze

Demétrio Vecchioli

21/04/2018 19h08

(Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Bruno Fratus segue voando. Vice-campeão mundial dos 50m livre no ano passado, ele voltou a vencer a prova no Troféu Brasil (antigo Troféu Maria Lenk) neste sábado, e mais uma vez nadando muito rápido. Agora defendendo as cores do Minas Tênis Clube, ele completou a distância em 21s35, marca que o deixa no segundo lugar do ranking mundial e que também é o segundo melhor resultado da sua carreira.

Desde 2016, Fratus vem sendo um reloginho, nadando sempre na casa de 21 segundos. No ano passado, no Mundial, melhorou etapa a etapa até deixar seu melhor para a final. No Troféu Brasil foi assim de novo. Tanto é que Fratus sobrou tanto nas eliminatórias, com 21s75, quanto na final, com 21s35. No ranking mundial ele fica abaixo do britânico Ben Proud, que venceu os Jogos da Comunidade Britânica com 21s30. O tira-teima entre eles – e provavelmente o norte-americano Caeleb Dressel, campeão mundial – será no Pan-Pacífico, em agosto.

Já Cesar Cielo avisou antes mesmo de o Troféu Brasil começar que não estaria disponível para uma vaga na equipe de 16 brasileiros que vai ao Pan-Pacífico. E, mesmo se estivesse, não seria convocado. É que o ainda recordista mundial foi só terceiro colocado, com 22s01, atrás também da jovem revelação Pedro Spajari, que fez 21s82. Spajari agora é o quinto do ranking mundial.

Spajari já tinha vaga garantida no Pan-Pacífico porque foi segundo colocado nos 100m livre, prova na qual ele é o segundo do ranking mundial. Nesta prova mais longa, Cesar Cielo até estava inscrito, mas não apareceu para nadar. Preferiu optar pelos 50m costas, prova que ele não treina e na qual terminou só em quinto na final. Nos 50m borboleta, na qual ele já foi campeão mundial, sequer pegou final. Ou seja: ele vai embora do Troféu Brasil com apenas um bronze em provas individuais.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.