Topo

Olhar Olímpico

Vinicius Lanza faz 8º tempo de mundo e é grande nome do Troféu Brasil

Demétrio Vecchioli

18/04/2018 22h15

No ano passado, o Olhar Olímpico já questionava a ausência de Vinicius Lanza na seleção que foi ao Mundial de Natação em Budapeste. Não era difícil entender que o garoto de 21 anos seria o grande nome do Brasil para o próximo ciclo olímpico. Em dois dias de Troféu Brasil (novo/velho nome do antigo Maria Lenk), isso já está bastante claro.

Nesta quarta-feira, Lanza venceu os 200m medley. Campeão dos 100m borboleta com o quarto tempo do ranking mundial na terça, ele mostrou versatilidade para ganhar no medley com 1min58s10, melhorando em mais de dois segundos sua melhor marca pessoal e mostrando estar em plena evolução. O resultado é o oitavo tempo do mundo em 2018. Leonardo Coelho, de 23 anos, também conseguiu quebrar a barreira dos 2 minutos pela primeira vez, com 1min59s66, para faturar a prata.

Outra prova forte foi a dos 800m livre, que agora é olímpica, com direito a mais um recorde sul-americano de Guilherme Costa, de apenas 19 anos. Se até novembro do ano passado a melhor marca da história era 7min58s20, agora ela já foi melhorada em quase seis segundos por Guilherme, o Cachorrão. Nesta quarta, ele fez
7min52s54, sendo seguido por Miguel Valente, que fez 7min56s18, também abaixo do recorde que durou oito anos.

Cachorrão e Lanza deverão estar na convocação de 16 nomes para o Pan-Pacífico. A CBDA vai levar a Tóquio, em agosto, os quatro primeiros colocados dos 100m livre no Troféu Brasil e outros 12 atletas mais bem colocados num ranking fictício, em que o tempo da final do Troféu Brasil é transportado para o ranking mundial de 2017 (e não 2018), mas considerando apenas dois atletas por país.

Após dois dos cinco dias de competições, Lanza é o primeiro da lista de convocáveis. O site Best Swim fez as contas e ele seria o 12º do ranking dos 200m medley. Guilherme Costa é o segundo (14º nos 800m), seguido de Leonardo Santos (22º dos 200m medley). João Luiz Gomes Jr, Iago Moussalem e Daynara de Paula vêm em seguida.

Levando em consideração essa lista, outro bom resultado do dia foi de Viviane Jungblut, campeã dos 1.500m livre com 16min28s56, 28ª do ranking mundial. Terceira colocada na maratona aquática, domingo, a jovem 21 anos do Grêmio Náutico União está garantida no Pan-Pacífico. Na terça ela faturou também os 400m livre.

 

Os demais resultados não foram expressivos. Apontada há tempos como esperança da natação feminina, Gabrielle Roncatto venceu pela primeira vez uma prova de Troféu Brasil, os 200m medley, com 2min15s45, sem melhorar sua marca pessoal. Nos 200m costas, a argentina Andrea Berrino levou, seguida de Fernanda Goeij, de 17 anos, melhor brasileira.

Já na versão masculina dos 200m costas, mais uma vitória para Leo de Deus, mas em uma prova sem brilho. Ele marcou 1min59s27 e, a não ser que se destaque nos 200m borboleta, ficará fora do Pan-Pacífico. De acordo com a Best Swim, agora ele é o atleta em atividade com mais vitórias individuais no Troféu Brasil: 18.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.