'Olimpíada precisa mais do skate do que o inverso', diz Luan Oliveira
![](https://conteudo.imguol.com.br/blogs/173/files/2018/04/Luan-Oliviera_SlidesAndGrinds_Final2018_107-2.jpg)
Luan Oliveira no Slides & Grinds (Renato Custódio)
Pela primeira vez o skate nacional tem uma "seleção brasileira", divulgada esta semana de uma forma que foge do usual. Bob Burnquist e Sandro Dias, dois dos maiores ídolos da modalidade e hoje respectivamente presidente e diretor da CBSk, gravaram um vídeo com os 16 nomes. Os escolhidos terão apoio da confederação ao longo do ano para participar de torneios qualificatórios para Tóquio-2020, quando o skate vai fazer sua estreia olímpica.
"Eu sinceramente acho que a Olimpíada precisa muito mais do skate do que o skate da Olimpíada. Mas também tenho na cabeça que esse é o jogo, e se for pra fazer parte disso com certeza estarei lá representando meu país", comentou, ao Olhar Olímpico, o gaúcho Luan de Oliveira, um dos convocados.
Independente da inclusão na Olimpíada, o principal evento do skate segue sendo o X-Games, torneio anual que reúne modalidade radicais. Mas, no X-Games, há quatro provas diferentes de skate. Nos Jogos Olímpicos só havia espaço para duas, sendo escolhidas o park e o street, em detrimento ao vert e ao big air. Bom para Luan, dono de três medalhas de X-Games no skate street.
Para ele, a escolha foi boa para o Brasil. "Acredito que sim. O Brasil melhorou muito e construiu muitas pistas bem completas nesses últimos cinco, dez anos. Hoje em dia, por exemplo, se você for na pista de Madureira, noo Rio de Janeiro, irá encontrar os dois tipos de modalidade: street e park".
Nascido no Rio Grande do Sul, Luan é um dos tantos brasileiros que partiu cedo para os Estados Unidos para poder viver de andar de skate. Um cenário que o movimento olímpico começa a mudar. Com ajuda de verbas da Lei Agnelo/Piva, que esse ano começam a chegar à CBKs, foi criado um Circuito Brasileiro profissional. Para Luan, isso deve ajudar a desenvolver a modalidade.
"Hoje em dia já é muito mais fácil de fazer parte de eventos grandes. Quando comecei a andar nós não tínhamos muitos eventos de skate. Acredito que com esses eventos da CBSK, o Brasil vai lançar vários outros talentos e ajudar muitos skatistas que têm uma situação difícil de vida", aposta.
Sobre o autor
Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.