Topo

Olhar Olímpico

Queda do presidente do Peru não afeta Pan em Lima, dizem organizadores

Demétrio Vecchioli

23/03/2018 11h55

Projeção de como será o parque pan-americano (divulgação)

O escândalo político que causou a renúncia do presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, não deve impactar nas preparações para os Jogos Pan-Americanos de Lima, programados para acontecer no ano que vem. Quem afirma isso é o próprio comitê organizador de Lima-2019, que está com as obras bastante atrasadas na comparação com o planejado.

"Os recentes acontecimentos políticos no Peru vão continuar a não ter impacto na capacidade de Lima-2019 de entregar um fantástico Pan. Lima-2019 já conta com completo suporte do presidente Martin Vizcarra, tendo trabalhado próximo a ele durante o período em que foi ministro dos Transportes e de Comunicação,  e também como vice-presidente", disse o comitê organizador, em nota reproduzida pelo site inglês Inside The Games.

Kuczynski renunciou na quarta-feira, depois da divulgação de um vídeo no qual Kenji Fujimori, filho mais novo do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) e então na oposição, negocia com deputados para que salvassem Kuczynski de impeachment em troca de obras em seus redutos eleitorais. Além disso, o ex-presidente recebeu indulto e foi solto sem cumprir os 25 anos de prisão aos quais havia sido condenado.

A crise política no Peru, envolvendo também a admissão por parte da Odebrecht de que pagou suborno a políticos peruanos, vem deixando de lado a organização do Pan, bastante atrasada. Só este mês é que foi escolhido o consórcio que construirá a Villa El Salvador, onde acontecerão boa parte das provas do Pan, a partir de 26 de julho do ano que vem. Mesmo a obra mais complexa, da Vila Pan-Americana, só teve sua pedra fundamental lançada em setembro do ano passado.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.