Topo

Olhar Olímpico

Marco La Porta é eleito vice do COB e votação consagra 'nova geração'

Demétrio Vecchioli

23/03/2018 12h42

Marco La Porta (arquivo pessoal)

Marco La Porta confirmou o favoritismo e foi eleito com ampla vantagem para ser o novo vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta sexta-feira. Dos 48 eleitores, 44 escolheram o agora ex-presidente da Confederação Brasileira de Triatlo – ele terá que se afastar do cargo. O ex-jogador Marcel de Souza teve apenas três votos, enquanto que José Medalha, um acadêmico ligado à Confederação Brasileira de Desportos Escolares, recebeu apenas um voto.

O resultado já era esperado e demonstra que Marcel, candidato apoiado oficialmente pela Atletas pelo Brasil e pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE), na verdade, não conseguiu convencer seus pares. Doze atletas participaram da eleição e ele, que foi indicado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), só recebeu três votos. O Olhar Olímpico já havia apontado esse amplo favoritismo de La Porta, que foi indicado como o candidato das confederações.

Quando o nome dele foi lançado, já havia a certeza de vitória. A primeira opção de Paulo Wanderley, porém, era Ricardo Machado, da esgrima, só que o nome dele vazou e uma série de denúncias contra Machado foram relembradas. Enfraquecido e correndo o risco de não vencer, ele retirou a candidatura. La Porta, que já queria ser candidato, acabou recebendo o apoio das confederações.

Assim, o que valia de fato na eleição desta sexta-feira era a distribuição nas vagas do Conselho de Administração, num claro embate entre os dirigentes da nova geração (aqueles que votaram a favor da ampliação das cadeiras para atletas na assembleia) e os dinossauros. Ganharam os primeiros. Das oito vagas no CA para presidentes de confederações, cinco ficaram com essa ala progressista: Matheus Figueiredo (gelo), Silvio Acácio Borges (judô), Euclides Antonio Gusi (golfe), Marco Aurélio Sá (vela) e Ricardo Pacheco Machado (esgrima).

Tidos como líderes dos dirigentes da velha geração, Marco Silva (boxe) e João Tomasini (canoagem) também se elegeram. A oitava vaga foi decidida em uma eleição extra, entre Luiz Carlos Cardoso do Nascimento (karatê) e Enrique Montero Dias (levantamento de peso). Venceu Luiz Carlos, um novato no COB, tendo recebido 24 votos. Enrique vive momento de turbulência na modalidade, com atletas e federações se voltando contra ele. Teve 22 votos.

Chamou atenção também a derrota de Toninho Fernandes, do atletismo, esse sim o grande favorito a ser eleito vice do COB quando o posto ficou vago. Mas ele perdeu muita força após ser atingido por denúncias. Há quem apontasse que ele poderia aproveitar uma possível vitória na eleição desta sexta-feira para, na segunda, renunciar à CBAt.

Além deles, o Conselho de Administração terá outros dois membros independentes. O advogado mineiro Sérgio Augusto Santos Rodrigues recebeu 36 votos, enquanto Carlos Osso, ligado do E.C Pinheiros e candidato do Comitê Brasileiro de Clubes, teve 23 votos. A surpresa foi a derrota do ex-ministro do Esporte Ricardo Leyser, que ficou em terceiro, com 16.

Na eleição do Conselho de Ética, pelas regras da eleição, foram eleitos os três membros independentes mais votados: Alberto Murray, neto do ex-presidente do COB Sylvio de Magalhães Padilha (35 votos), Caputo Bastos, presidente da Presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo (26 votos), e Ney Bello, desembargador federal (26 votos).

As outras duas vagas do Conselho de Ética ficaram com dois membros não-independentes: Sami Arap, ex-presidente da CBRu (24 votos), e Bernardino Santi, médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte (23 votos). Chamou atenção os poucos votos dados aos atletas que eram candidatos: Arnaldo de Oliveira recebeu 19 e, Zequinha Barbosa, apenas um.

Confira o resultado da eleição (em negrito os eleitos)

Conselho de Administração

Atletismo – José Antônio Martins Fernandes  – 19 votos
Badminton – Francisco Ferraz – 12 votos
Boxe – Mauro José da Silva – 29 votos
Canoagem – João Tomasini Schwertner – 28 votos
Gelo – Matheus Figueiredo – 32 votos
Esgrima – Ricardo Pacheco Machado – 24 votos
Golfe – Euclides Antonio Gusi – 33 votos
Judô – Silvio Acácio Borges – 39 votos
Karate – Luiz Carlos Cardoso do Nascimento – 21 votos
Peso – Enrique Montero Dias – 21 votos
Remo – Edson Altino Pereira Júnior – 16 votos
Tiro com Arco – Vicente Blumenschein – 12 votos
Vela – Marco Aurélio de Sá Ribeiro – 30 votos
Carlos Osso – 23 votos 
Edoardo Lantieri – 1 votos
Maurren Flores – 2 votos
Rafael Plastina – 11 votos
Ricardo Leyser – 16 votos
Sérgio S  Rodrigues – 36 votos
William Nadir – 3 votos

Conselho de Ética

Não independentes
Alexandre Perrone – 21 votos
Bernardino Santi – 23 votos       
Roberto Germano – 2 votos
Sami Arap – 24 votos     
Sérgio Galdino – 5 votos
Independentes
Alberto Murray – 35 votos     
Arnaldo de Oliveira – 19 votos
Eduardo Carvalho – 22 votos
Erik Navarro – 15 votos
Caputo Bastos – 26 votos 
Guilherme Mendes – 2 votos
Humberto Panzetti – 10 votos
José Luiz Barbosa – 1 votos
Ney Bello – 26 votos   
Paulo  Zaidan – 1 voto

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.