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Olhar Olímpico

Fora da Olimpíada após 42 anos, McDonald's revê estratégia e aposta no NBB

Demétrio Vecchioli

18/03/2018 04h00

 

A Olimpíada de Inverno de Pyeongchang foi a última na qual os atletas do mundo inteiro puderam relaxar depois de uma competição devorando um Big Mac na Vila Olímpica. Depois de 41 anos, em 2017 o McDonald's anunciou o fim do seu contrato de patrocínio dos Jogos Olímpicos, prosseguindo apenas com o acordo como patrocinador local de Pyeongchang-2018 para a Coreia do Sul. Agora, após quatro décadas, não há mais a histórica relação Olimpíada – McDonald's.

O fim de uma era é também o início de um novo momento para a rede de fast food, que está revendo sua estratégia global. No Brasil, foram seis anos dedicados à Olimpíada do Rio. Agora, ao mesmo tempo em que lança uma campanha para escolher as crianças que entrarão com os jogadores numa partida da Copa do Mundo (o McDonald's segue patrocinando a Copa), a marca entra pela primeira vez no NBB.

Por enquanto, o patrocínio é pontual. A dez dias do '2018 McDonald's All-American', o encontro dos melhores do basquete colegial dos EUA, a marca apoia o Jogo das Estrelas do NBB, que acontece no domingo, no Ginásio do Ibirapuera. Nesta sexta, a entrevista coletiva pré-evento foi numa loja do Mc. E, na segunda, caso um dos dois times alcance 100 pontos, 10 mil sanduíches (Big Mac's) serão distribuídos a quem esteve no Ibirapuera.

"Até 2016 o foco da companhia estava voltando para ações mais diretas de Jogos Olímpicos. A gente tentava canalizar com o propósito maior do que viria a ser o Rio-2016. A gente trabalhou isso por diria que seis anos, com os quatro primeiros anos junto com o trabalho da Copa de 2014. Agora, abriu uma outra possibilidade de fazermos ações vinculadas ao esporte sem ter o objetivo maior que eram os Jogos", diz David Grinberg, diretor de comunicação do McDonald's.

Com essa nova oportunidade, ele explica, a marca quer oferecer experiências novas, também. Longe do alto rendimento (exceto Copa e Olimpíada, claro) desde que patrocinava o futebol de areia, o McDonald's encontrou no Jogos da Estrelas uma oportunidade de interagir com o consumidor. Além dos prometidos Big Mac's, quem acertar uma cesta de três pontos numa área destinada a isso fora do ginásio vai ganhar um sorvete.

Grinberg, porém, faz questão de ressaltar que a iniciativa de patrocinar o Jogo das Estrelas 2018 não significa que o apoio será mantido para as próximas temporadas, nem que a marca vai entrar de cabeça patrocínios esportivos, mas sim que as portas estão abertas. "A gente avalia oportunidades tanto no espote, quanto fora dele. O McDonald's tem história com o basquete, mas está constantemente considerando diversas oportunidades. Mas a gente está muito mais aberto para considerar esse tipo de ação do que estávamos até pouco tempo, quando o foco eram os Jogos."

O Jogo das Estrelas será neste domingo, no Ibirapuera. A partir das 9h, serão disputados o Torneio de Três Pontos, Torneio de Enterradas, o Torneio de Habilidades, o Jogo das Celebridades e, enfim, o Jogo das Estrelas, com o desafio do Time Mundo e o Time Brasil.

 

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.