Topo

Olhar Olímpico

OAB-DF pede 10 advogados de graça em cada jogo do Brasil na Copa

Demétrio Vecchioli

27/02/2018 04h00

A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionou a Fifa e a embaixada da Rússia para solicitar 10 credenciais para advogados brasileiros na Copa do Mundo deste ano. A ideia da OAB-DF é que os 10 profissionais tenham acesso a todas as partidas da seleção brasileira, da primeira fase até uma eventual final. Mas, em cada jogo, só quatro trabalhariam – dois no primeiro tempo, outros dois no segundo.

A ideia é uma proposta do procurador federal Francisco de Assis Chiaratto, presidente da "Comissão da Copa do Mundo 2018 e Grandes Eventos" da OAB-DF. Também foi ele o presidente da comissão ligada à Copa de 2014 que atuou no Estádio Mané Garrincha durante o Mundial realizado no Brasil em 2014. Na ocasião, a Fifa forneceu cinco credenciais aos advogados brasilienses, que atuaram ajudando a polícia civil a tipificar os crimes cometidos dentro do estádio. Na ocasião, o Juizado do Torcedor do Mané Garrincha teve sete audiências, apenas.

Pela proposta, em cada partida da seleção brasileira na Rússia, dois advogados vão ficar de plantão no primeiro tempo e outros dois no segundo tempo, para ter um revezamento. "Quando não tá de plantão, pode assistir o jogo, mas todos trabalhariam. Os outros credenciados ficariam em lugares estratégicos do estádio. Por exemplo, um ficaria o tempo todo na tribuna", explica Chiaratto. Tudo para dar segurança ao torcedor brasileiro.

Em busca das credenciais, o procurador federal se reuniu com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch Akopov, procurou a Fifa e a federação russa de futebol. "Muitos têm medo de ir para a Rússia por causa da policia russa. Os advogados vão ajudar a resolver as questões que podem acontecer com a polícia militar da Rússia", continua.

Nenhum dos 10 escolhidos, membros da comissão, porém, sabe falar russo. Eles foram escolhidos por Chiaratto e pelo presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto. Se tudo der certo, esses 10 advogados não precisarão nem pagar pela viagem de mais de um mês à Rússia.

É que a comissão negociou com uma agência de viagem uma promoção especial para advogados brasilienses. A ideia é que até 200 deles aceitem pagar pelos pacotes que variam de R$ 12 mil a mais de R$ 100 mil. A cada 20 pacotes vendidos, a agência vai fornecer uma cortesia, que ficaria com os membros da comissão.

De acordo com Chiaratto, é prerrogativa de cada seccional da OAB montar comissões independentes. Assim, partiu dos advogados do Distrito Federal a iniciativa de oferecer esse apoio aos brasileiros que irão à Rússia, mas qualquer outra seccional poderia ter feito o mesmo. Ele duvida, entretanto, que a Fifa vá aceitar o pedido. "A Fifa joga muito pesado. A gente não tem esperança de credenciar todos. Se a gente credenciar quatro, já damos por vencida essa etapa", admite.

Nesta terça-feira, em Brasília, a OAB-DF fará um seminário para debater os assuntos ligados à Copa do Mundo. A comissão inclusive vai apresentar uma cartilha de bolsa para os advogados que irão à Rússia. O evento promete contar com a presença do embaixador russo.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.