Topo

Olhar Olímpico

Olimpílulas: Basquete elege 10 representantes de atletas, mas só 1 é atleta

Demétrio Vecchioli

19/02/2018 18h32

Candidato a vice do COB, Marcel é um dos "atletas" com direito a voto na CBB (Reprodução/Facebook)

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta segunda-feira o resultado da eleição para a escolha de representantes dos atletas. Foram eleitos os ex-jogadores Cadum e Iziane, que se juntam aos também ex-jogadores Hortência, Norminha, Paula, Eduardo Agra, Oscar, Marcel e Helen Luz. Dos 10 "atletas" com cadeira na assembleia geral da CBB, só um é, de fato, um atleta: Guilherme Teichmann, presidente da Associação dos Atletas Profissionais, que joga o NBB pelo Minas.

O Olhar Olímpico apurou que o formato que a nova diretoria da CBB escolheu para dar espaço aos atletas em seu colégio eleitoral desagradou os atletas em atividade. É que eles são minoria. Seis dos representantes foram escolhidos por um colégio eleitoral formado por campeões mundiais e medalhistas olímpicos. Ou seja: praticamente só ex-atletas, com exceção da pivô Kelly.

Outros dois representantes (Cadum e Iziane) foram apontados por um colégio eleitoral formado por atletas que defenderam a seleção adulta do Brasil em competições oficiais. Ou seja: também os aposentados em ampla maioria. Já Teichmann e Helen representam a associação de jogadores.

Além dos 10 atletas, a assembleia geral da CBB ainda conta com 27 federações estaduais. Em breve, ela deve ser convocada para discutir as contas de 2017 e avaliar uma auditoria feita nas contas deixadas pelo ex-presidente Carlos Nunes.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.