Topo

Olhar Olímpico

#Olimpílulas: Com recorde sul-americano, Brasil tem boa temporada indoor

Demétrio Vecchioli

17/02/2018 20h56

Com o surpreendente Almir Júnior liderando o ranking mundial no salto triplo e Thiago Braz dividindo o primeiro lugar no salto com vara, não dá para dizer que o Brasil começa mal o ano no atletismo. Na verdade, pelo contrário. Ainda que só oito atletas tenham feito índice para o Mundial Indoor, que começa dia 1º de março em Birmingham, na Inglaterra, diversos resultados desse início de temporada foram interessantes.

No sábado aconteceu, em São Caetano do Sul (SP), o Meeting Indoor, principal chance para os brasileiros fazerem índice para Birmingham. Nos 60m, Vitor Hugo dos Santos ficou a um centésimo do índice, correndo a prova em 6s64m. É o melhor resultado brasileiro desde o recorde nacional, batido por Codó em 2009 (6,52m). Além disso, seis atletas correram na temporada indoor de 6s8, contra cinco em 2016 e dois em 2014. É uma evolução.

Entre as mulheres, Vitória Rosa venceu com 7s27, enquanto Rosângela Santos correu em 7s25 em Houston, nos Estados Unidos. Ambas fizeram índice e só foram mais lentas do que o recorde sul-americano batido por Rosângela em 2016 (7s17).

Nos 60m com barreiras, Gabriel Constantino igualou, com 7,60m, o recorde sul-americano de Márcio Simão de Souza, que vinha desde 2004. No arremesso de peso, prova disputada ao ar livre, Darlan Romani marcou 21,68m, marca que o deixa em segundo no ranking mundial deste ano – teria sido nono no ranking de 2017, como de fato foi com seus 21,82m.

No salto em distância, Paulo Sergio Oliveira saltou 8,12m e Jessica Carolina dos Reis venceu com 6,47m. O resultado dele seria o segundo melhor do país no ano passado em ambiente aberto. O dela é melhor do que o que o Brasil tinha em 2014.

Mas nem tudo são flores, claro. No salto com vara, a primeira colocada (Juliana Campos) saltou 4,21m (em 2014, por exemplo, o Brasil tinha duas atletas acima de 4,30m). No salto em altura, a melhor do país (Julia Cristina dos Santos) fez 1,70m (há quatro anos, a vencedora de torneio semelhante saltou 1,80m).

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.