Topo

Olhar Olímpico

Governo decide premiar Renato Gaúcho com Medalha do Mérito Militar

Demétrio Vecchioli

06/02/2018 19h00

(REUTERS/Edison Vara)

Com Jeremias Wernek

A lista de brasileiros agraciados com a Medalha "Mérito" Desportivo Militar vai ganhar novos nomes e um deles chama bastante atenção. Campeão da Libertadores como técnico do Grêmio, Renato Portalupi é um dos agraciados em lista publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE).

Questionada, a Defesa não respondeu sobre os motivos pelos quais Renato Gaúcho foi incluído na relação, que tem outros nove civis: os também técnicos Tite e Felipão, os ex-jogadores de futebol Cafu, Zico e Ronaldo, a ex-ginasta Lais Souza, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, o velejador Amyr Klink e o canoisas Isaquias Queiroz, todos tratados como "senhor" e "senhora" na publicação.

Pelo decreto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva que criou a medalha em 2006, ela pode ser entregue a "militares que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais" e também a "militares e civis brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do Brasil". No caso de Renato, como ele é civil, só se encaixa no perfil de quem prestou relevantes serviços ao desporto militar do Brasil.

Procurado, o treinador disse desconhecer a homenagem e que, por isso, não comentaria. A Defesa informou que a entrega das medalhas vai acontecer em 2 de março, no Rio.

Em 2008, quando a medalha foi regulamentada, ficou definido que cabe a quatro entidades a sugestão de nomes: as Comissões do Desporto do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

Desde que foi instituída, a Medalha "Mérito" Desportivo Militar já foi distribuída a 1.657 pessoas e instituições, entre eles o São Paulo, o Santos e o Cruzeiro e o ex-jogador Ademir da Guia. A maior parte dos homenageados são militares de carreira e atletas do programa de alto rendimento das Forças Armadas.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.