Topo

Olhar Olímpico

Técnico bicampeão mundial com Duda, Tide Junqueira morre aos 72

Demétrio Vecchioli

03/02/2018 11h32

(Agência Luz/BM&FBOVESPA)

Faleceu na noite de sexta-feira um dos mais importantes treinadores do atletismo brasileiro não apenas na atualidade, mas em sua história. Aristides de Andrade Junqueira Neto, o Tide, tinha 72 anos e morreu no Hospital Beneficência Portuguesa após passar vários dias internado, devido a uma complicação cardíaca. O grande feito de sua carreira foi formar – e ter sido o único treinador – do bicampeão mundial do salto em distância Mauro Vinicius da Silva, o Duda.

Tide até o ano passado era treinador da B3, equipe que fechou as portas no mês passado, e tinha tudo para conquistar mais uma medalha em Mundial com Núbia Soares. Sua nova pupila era uma das candidatas ao pódio no salto triplo no Mundial de Londres, ano passado, mas sofreu uma lesão no pé na véspera da viagem e precisou ser cortada. A jovem de 21 anos é considerada a grande promessa de bons resultados no curto prazo para o atletismo brasileiro em mais um grande trabalho de Tide.

Em seu site, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lembrou que Tide também treinou Nelson Carlos Ferreira Junior, finalista no Mundial de Atenas-1997, e Maria Aparecida Barbosa de Souza, a Cida, que foi recordista brasileira do salto triplo e disputou a Olimpíada de Atlanta-1996. Tide também teve uma rápida passagem, há uma década, como técnico de Jadel Gregório.

No Instagram, Duda lamentou a perda. "Esta noite perdi o meu treinador, meu pai, criador, o ser humano que me ensinou muito sobre a vida, sobre o esporte, sobre o mundo… meu primeiro e único treinador. Apaixonado pela sua profissão ele sempre a fez como poucos, e aqui são realmente poucos os técnicos campeões do mundo. Obrigado por transformar a minha vida, obrigado por viver um sonho eterno, e me levar junto em busca destes seus sonhos que por fim se tornaram nossos sonhos, por me fazer acreditar que a vitoria é possível sim, e que bastava acreditar e trabalhar duro para isso. Agradeço a Deus todos os dias por ter colocado o senhor em meu caminho", postou o saltador, dizendo ainda que o ama eternamente.

Pelo que informou a CBAt, o velório de Tide será no cemitério Floreal Eterno, na cidade de Floreal, no interior de São Paulo, a partir das 20 horas deste sábado. O sepultamento, às 10 horas de domingo, também em Floreal, sua cidade natal.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.