Topo

Olhar Olímpico

Dirigente do triatlo une confederações e é favorito a novo vice do COB

Demétrio Vecchioli

01/02/2018 17h19

Marco La Porta (arquivo pessoal)

Eleito no ano passado para ser presidente da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri), Marco La Porta é o favorito a ser o novo vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A candidatura do treinador de 50 anos deverá ser formalizada no começo da próxima semana e foi decidida paralelamente ao anúncio de Ricardo Machado, da esgrima, de que não será mais candidato.

Machado, que também se tornou o líder de sua confederação apenas no ano passado, era o preferido por Paulo Wanderley para ser o novo vice. O presidente do COB vinha deixando claro para interlocutores que desejava ter na vice-presidência algum nome novo. Em um momento de reforma no COB, Paulo Wanderley pretende assumir o papel de condutor do comitê sem correr o risco de ser ofuscado pelo vice.

O gaúcho Machado se encaixava nesse perfil e já estava escolhido como "o candidato das confederações" antes mesmo de o processo eleitoral ser aberto, no mês passado. O nome do dirigente da esgrima, porém, encontrou rejeição nos atletas, uma vez que Machado era vice-presidente de uma gestão da CBE contestada pelos esgrimistas e por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia: Em dois dias, COB demitiu 27 e pagou mais de R$ 1,3 milhão em rescisões

Nesta quinta, Machado anunciou aos demais dirigentes que não será candidato à vice-presidência, concorrendo ao Conselho de Administração (há oito cadeiras disponíveis para presidentes de confederações). La Porta, que já tinha se decidido pela candidatura, aproveitou para lançar seu nome e colher mais apoios.

Para registrar candidatura, são necessários os apoios de três confederações e La Porta já tinha as garantias das de gelo, hipismo e wrestling. Um dos dirigentes mais jovens do COB, ele dialoga bem com uma ala mais moderna de cartolas e foi favorável à ampliação da participação dos atletas no colégio eleitoral. Além disso, não parece haver rejeição por parte dos atletas.

Educador físico, La Porta também é coronel da reserva do Exército Brasileiro. Mestre em Ciência da Motrocidade Humana, ele foi diretor técnico da CBTri entre 2009 e 2017. No ano passado, porém, foi candidato de oposição à gestão de Carlos Fróes. Em Londres-2012 e na Rio-2016, foi o o chefe da equipe brasileira de triatlo.

Além dele, também será candidato o ex-jogador de basquete Marcel, de 61 anos, que se apresenta como o candidato dos atletas. O Olhar Olímpico falou com ele sobre a candidatura e você pode ler aqui. Uma vez que há 35 confederações e apenas 12 atletas no colégio eleitoral, Marcel pinta como azarão.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.