Topo

Olhar Olímpico

Campeã mundial, Etiene sofre lesão e passa por cirurgia no ombro

Demétrio Vecchioli

30/01/2018 10h53

Igo Bione/Divulgação

Principal nome da natação feminina do Brasil, Etiene Medeiros vai precisar ficar um tempo afastada das piscinas. Na noite de segunda-feira, ela passou por uma cirurgia no ombro direito em um hospital de São Paulo. A  artroscopia para retirar um cisto sinovial foi realizada pela equipe comandada pelo ex-judoca Breno Schor, médico do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

"A previsão é que ela comece a fisioterapia logo na segunda semana depois da cirurgia e volte as piscinas entre 4 e 6 semanas", disse o médico, por meio da assessoria de imprensa. De acordo com o staff que trabalha com Etiene, ela vinha sentindo dores no ombro desde o fim do ano passado, e em dezembro, quando disputou o Open e o Mundial Militar, as dores aumentaram.

Agora, a cirurgia vem em um momento de início de temporada, quando não há competições programadas para acontecer no Brasil. Ainda assim, a operação deverá atrapalhar a preparação para a primeira competição importante de 2018: o Troféu Maria Lenk, na segunda quinzena de abril, que por sua vez deverá ser classificatório para o Pan-Pacífico. Em um ano sem Mundial de Piscina Longa ou Olimpíada, o Pan-Pacífico é a principal competição, reunindo equipes fortes que não europeias, como EUA, Austrália, China e Japão.

Para Etiene, porém, o foco está no Mundial de Piscina Curta de dezembro, quando vai defender o título conquistado em 2016. "Mais um imprevisto na carreira da Etiene, mas ela sempre soube lidar muito bem com essas situações de adversidade e que, inclusive, já estamos conversando sobre o processo de recuperação, como será e já pensando em buscar a classificação dela para o Mundial no final deste ano, podendo defender o título mundial. A cabeça dela está no Mundial e com toda certeza faremos um trabalho bacana de volta às competições e para brigar por mais um título mundial", apontou o técnico dela, Fernando Vanzella.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.