Topo

Olhar Olímpico

Campeão mundial de judô, Luciano Correa é mais um a se aposentar

Demétrio Vecchioli

04/12/2017 09h42

(Divulgação/VIPCOMM)

Uma das referências da melhor geração do judô brasileiro masculino e campeão mundial em 2007, o meio-pesado Luciano Corrêa anunciou nesta segunda-feira, em postagem nas redes sociais, a sua aposentadoria. O judoca de 35 anos, que vinha defendendo o Minas Tênis Clube, falhou em superar Rafael Buzacarini no ranking nacional e, com isso, precisaria passar por uma seletiva para tentar entrar na seleção no ano que vem. Com poucos resultados internacionais nos últimos anos, preferiu parar.

"Quem me dera fosse possível proporcionar mais momentos de alegria através do esporte", escreveu Luciano, em um texto emocionado no qual agradeceu a diversas pessoas e fez um flashback da sua carreira, desde o início em Brasília. Desde os 18, ele é atleta do Minas. "O judô entrou na minha vida de uma forma arrebatadora", lembrou.

Bronze no Mundial de 2005 e campeão em 2007, no Rio, em uma campanha histórica do judô brasileiro, Luciano ainda conquistaria dois ouros em Jogos Pan-Americanos, em 2011 e 2015. Nas Olimpíadas, foram duas participações. Em 2008, forte candidato ao pódio, perdeu na estreia. Em 2012, parou na segunda rodada. Na disputa pela vaga para os Jogos do Rio, apresentou poucos resultados expressivos internacionalmente e foi superado por Rafael Buzacarini.

A aposentadoria de Luciano aproxima do fim também a sua vitoriosa geração, que tinha João Derly (bicampeão mundial), Leandro Cunha (duas pratas em Mundiais), Tiago Camilo (duas medalhas olímpicas, tri pan-americano) e Leandro Guilheiro (duas medalhas olímpicas e duas em Mundiais). Desses, Guilheiro é o único que segue em atividade, ainda que nunca tenha conseguido voltar a ser o que era depois de diversas cirurgias.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.