Topo

Olhar Olímpico

Um ano após medalha olímpica, Poliana decide se aposentar

Demétrio Vecchioli

27/11/2017 20h37

(Lucas Lima/UOL)

A carreira da única mulher medalhista olímpica da natação brasileira vai durar apenas mais duas semanas. Poliana Okimoto decidiu se aposentar e fará sua despedida na tradicional Rei e Rainha do Mar, prova de maratona aquática disputada em Copacabana, mesmo palco do maior momento de sua trajetória. A decisão será anunciada em entrevista coletiva na próxima segunda-feira.

A decisão de se aposentar, confirmada à reportagem pela própria Poliana, foi publicada mais cedo pela Folha de S. Paulo. A nadadora reclamou ter perdido patrocínios e de não ter recebido o apoio que imaginaria ganhar depois de ser medalhista olímpica.

Além disso, Poliana não conseguiu se classificar para o Mundial de Budapeste, perdendo a vaga para a novata Viviane Jungblut, que ficou com a segunda colocação na seletiva nacional dos 10km, atrás apenas de Ana Marcela Cunha. Com isso, quebrou uma sequência de mais de uma década com Poliana e Ana Marcela monopolizando as vagas em grandes competições.

Ainda que seja atleta da Unisanta, Poliana não vai participar do Troféu Open, última competição do ano na natação. Depois de falhar na seletiva para o Mundial e decidir nem tentar a vaga nos 5km, Poliana competiu pouco. Neste meio tempo, teve lançada uma biografia, escrita por Daniel Takata e Helio de la Peña.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.