Topo

Olhar Olímpico

Com assédio sexual em pauta, COI lança manual de proteção a atletas

Demétrio Vecchioli

03/11/2017 11h19

Enquanto Hollywood vira de cabeça para baixo com a revelação de diversos casos de assédio sexual por parte de figurões como o ator e produtor Kevin Spacey, o Comitê Olímpico Internacional (COI) já se precavê para que situações como esta não cheguem ao esporte. Nesta sexta-feira, durante um congresso em Praga, o COI apresentou um manual de cerca de 200 páginas que deve reger a proteção aos atletas contra casos de abuso.

"Este manual visa fornecer soluções e orientações para organizações esportivas com base em experiências e na expertise de todos no mundo", explicou Faisal bin Al Hussein, príncipe de Jordânia e líder do grupo de trabalho de prevenção contra casos de abuso e assédio do COI. "Seguindo os passos desse manual, esperamos que todas as organizações esportivas implementem políticas e procedimentos eficazes e tenham um impacto positivo duradouro no bem-estar dos atletas", completou.

O manual deve servir de norte, de acordo para o COI, tanto para as federações esportivas internacionais, tratadas pela sigla IF, como para os comitês olímpicos nacionais, os NOC's, que estão reunidos na República Tcheca para seu congresso anual.

No documento, o COI lista uma série de procedimentos para evitar casos de assédio e, também, para permitir que denúncias sejam ouvidas e encaminhadas. Segundo do COI, a abordagem do manual é baseada em solução. Quatro comissões participaram da elaboração do material, incluindo a de atletas e a de mulheres no esporte, e o COI ainda contou com a colaboração de ONG's e outros especialistas.

 

Além disso, um curso de segurança do atleta foi desenvolvido pelo COI e lançado em um portal específico do comitê para aprendizado de atletas. Nos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, na Coreia do Sul, em fevereiro do ano que vem, os participantes poderão denunciar qualquer incidente de assédio ou abuso diretamente ao diretor de Salvaguarda do COI. Ele estará na Vila Olímpica o tempo todo, segundo o comitê, e, para os casos denunciados, será aberto um procedimento confidencial vinculado às autoridades locais.

 

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.