Topo

Olhar Olímpico

Novo técnico do basquete avisa: quem recusar seleção será descartado

Demétrio Vecchioli

24/10/2017 14h25

(divulgação/CBB)

Os jogadores que consideravam o argentino Ruben Magnano rígido demais terão que se acostumar a um treinador ainda mais linha-dura. Apresentado nesta terça-feira (24) como novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o croata Alex Petrovic chegou avisando que, quem recusar uma convocação para as Eliminatórias está automaticamente fora do Campeonato Mundial de 2019, caso o Brasil se classifique.

"Eu sempre tenho relações cara a cara com os jogadores. Nas nossas convocações podem estar todos os jogadores, incluindo os da Euroliga e da NBA. Em caso de alguém não querer jogar essa partida, o jogador não vai entrar nos planos do Mundial", avisou o treinador, que estreia no dia 24 de novembro, contra o Chile, na estreia das Eliminatórias.

Petrovic, que gosta de ser tratado por "Alex", foi apresentado à imprensa depois de um evento da CBB no centro de São Paulo, reunindo patrocinadores e outros atores do basquete no Brasil. Ele chegou lendo declarações em português e deu toda a entrevista em espanhol. Mas o que mais impressionou foi seu conhecimento sobre os jogadores do Brasil.

Alex treinava a seleção da Croácia, que caiu no mesmo grupo do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio – e que venceu a equipe de Ruben Magnano na Arena Carioca 1. Por isso, estudou o basquete brasileiro. E não só isso: viu todas as partidas da Copa América, vai na quarta para Franca, onde assistirá a final do Campeonato Paulista, entre Franca e Paulistano, e depois a Belo Horizonte, para um torneio amistoso prévio ao NBB.

"Chego aqui muito preparado porque há um ano e dois meses estávamos no mesmo grupo, então eu conheço o grupo de jogadores muito bem. Eu chego aqui preparado. Tenho visto os cinco jogadores brasileiros que estão na Europa, acompanho todos eles", assegurou Alex.

Enquanto ele falava sobre o momento de cada um desses cinco jogadores na Europa, o ex-técnico da seleção feminina Antonio Carlos Barbosa, sentado na plateia, balançava a cabeça de forma positiva e sorria. De fato, Alex, que nunca havia trabalhado na América Latina, mostrou um conhecimento ímpar do basquete brasileiro, elogiando jogadores como o ala Leo Mendl e o pivô Rafael Mineiro – o único que o croata avisou que vai convocar.

Ele não escondeu, também, que existe uma preocupação com a idade avançada dos principais jogadores brasileiros. "Em 2021, toda essa geração vai precisar ser substituída", avisou.

Eliminatórias – O Brasil está num grupo com Chile, Venezuela e Colômbia. A estreia é no próximo dia 24 de novembro, no Chile, com a segunda partida, contra a Venezuela, marcada para três dias depois. O jogo já havia sido anunciado para Belém, no Pará, terra do presidente da CBB, Guy Peixoto, mas vai acontecer na Arena Carioca 1, no Rio. Segundo Guy, a secretaria de esporte do Pará desistiu de firmar convênio, por falta de verbas.

A falta de tempo de preparação para a estreia é uma preocupação. O NBB vai parar durante os jogos das Eliminatórias, mas os jogadores só vão se apresentar no dia 20 de novembro e treinar três vezes antes da primeira partida. Os atletas que virão da Europa irão direto ao Chile, treinando depois uma vez no Rio antes de enfrentar a Venezuela.

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) e a Euroliga vivem uma queda de braço e a liga europeia avisou que não vai liberar seus atletas. Ou seja: Marcelinho Huertas, que agora defender o Baskonia, da Espanha, não poderá ser convocado. No caso da NBA, cada atleta só será chamado em uma das três janelas. Na de fevereiro, o Brasil jogará duas vezes em casa, contra Colômbia e Chile.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.