Topo

Olhar Olímpico

Croata Petrovic assina contrato e é o novo técnico da seleção de basquete

Demétrio Vecchioli

23/10/2017 15h59

A seleção brasileira masculina de basquete tem um novo técnico. Depois de muita especulação no fim da semana passada, nesta segunda-feira o croata Aleksandar Petrovic chegou ao Brasil, encontrou-se com o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto, acertou os últimos detalhes do acordo e assinou o contrato.

O acerto entre Petrovic e a CBB foi noticiado inicialmente pelo site Basquete360, na sexta-feira, mas a assessoria de imprensa da entidade negava que houvesse um contrato. Faltavam os últimos detalhes, resolvidos agora, na véspera de um evento da CBB em São Paulo, reunindo parceiros. Como já planejava a confederação, o evento servirá também para apresentar Petrovic à imprensa.

Os salários do treinador, assim como acontecia com o argentino Ruben Magnano, serão bancados ao menos em parte pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). No caso de Magnano, porém, o COB pagava o salário dele alguns meses por ano e a CBB os restantes, porque o valor superava uma normativa do próprio COB que estipula tetos salariais.

A CBB não informou se, no caso de Petrovic, o salário dele se encaixará neste teto ou se será necessário suplementar com a pouca verba própria disponível na confederação, que só tem o patrocínio da Nike, fornecedora de material esportivo.

O croata chega com a missão de classificar o Brasil para o próximo Mundial, a ser jogado em 2019. A partir desta edição, foi criado um sistema de eliminatórias, parecido com o do futebol. A estreia será em 24 de novembro, no Chile, com a segunda rodada marcada para três dias depois, contra a Venezuela, na Arena Carioca 1 – o presidente Guy Peixoto, natural do Pará, chegou a anunciar que a partida seria em Belém.

Nessa missão, Petrovic, que treinava a seleção de seu país e caiu nas quartas de final do Europeu diante da Rússia, não deverá contar com os atletas brasileiros que atuam na NBB. A base da equipe deverá, assim, ser a mesma que falhou em se classificar à segunda fase da Copa América, deixando o Brasil de fora da próxima edição do Pan.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.