Topo

Olhar Olímpico

Atletas se mobilizam para protestar por diretas durante assembleia do COB

Demétrio Vecchioli

10/10/2017 18h09

(foto: Rafael Bello/Acervo COB)

O simples afastamento de Nuzman não agrada aos esportistas e ex-atletas brasileiros. Um grupo deles começa, nesta terça-feira (10), a se mobilizar em um protesto para que a assembleia do Comitê Olímpico do Brasil (COB) decida por novas eleições diretas.

A mensagem que circula entre os atletas convoca para uma movimentação nesta quarta-feira (11), às 13h, na sede do Comitê Olímpico do Brasil. "Precisamos que a assembleia decida por novas eleições diretas com abertura para votação de atletas no COB, se você quer mudança, se mexa! Divulgue para seus contatos e compareça. Essa é a hora da mudança, ou tudo continuará como está", diz o texto.

Os nadadores Djan Madruga e Luiz Lima já confirmaram presença e a expectativa é de que o grupo leve faixas. A assembleia em questão terá início às 14h30 (de Brasília) desta quarta, de modo que os manifestantes se reuniriam 1h30 antes. A próxima eleição para a presidência do COB, marcada para 2020, pode ter como eleitores todos os atletas olímpicos brasileiros vivos.

Pelo menos, é isso o que defende o senador Reguffe (sem partido-DF), que apresentou Projeto de Lei no Senado, com alterações à Lei Pelé, para que o COB só possa ter acesso a recursos públicos se mudar radicalmente seu colégio eleitoral.

(foto: Bruno Kelly/Reuters)

Reguffe atendeu à reportagem do Olhar Olímpico e explicou que seu projeto de lei visa alterar uma alínea do artigo 18-A da Lei Pelé, uma vitória da Atletas pelo Brasil. Em 2014, a ONG fez lobby para que a MP 620 alterasse a legislação e exigisse, entre outras coisas, que as entidades limitassem as reeleições a uma e incluíssem atletas no seu colégio eleitoral. Por este projeto específico apresentado por Reguffe, apenas o COB, e não as confederações, teria que ir além e se adaptar a eleições diretas. Ao blog, o senador disse defender que, no futuro, o mesmo valha também para elas.

O projeto de lei ainda não aparecia na base de dados do Senado Federal na noite desta segunda-feira, mas foi citado pelo senador Reguffe (sem partido-DF) em discurso no plenário. Ele quer que, no processo eleitoral do COB, possam votar não apenas os presidentes de confederações, os três membros natos e o representante dos atletas, como é hoje, mas todos os atletas que já defenderam os Brasil nos Jogos Olímpicos, independente de quantos sejam.

A possibilidade de exigir um grande colégio eleitoral nas confederações e comitês chegou a ser cogitada quando da MP 620, mas havia, na época, um entendimento jurídico de que essa exigência é inconstitucional porque tira a autonomia das entidades, o que Reguffe refuta.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.